Famílias Kaingangs a um passo da obtenção de área indígena. 24/05/2023 - 16:37

Nesta terça feira dia (23), a SUDIS participou na sede do Instituto de Água e Terra – IAT _ da reunião do grupo de trabalho que está viabilizando a cessão de parte do Parque Histórico do Mate para população kaingang (etnia nativa do Sul do Brasil) nos moldes inovadores que o Governo do Estado fez com a Floresta Estadual Metropolitana em Piraquara, uma área de 4,4 mil hectares delegada para os povos originários preservarem e manejar.

No caso do Parque Histórico do Mate são 31 hectares que irão acolher até 10 famílias, que poderão desenvolver ali seu artesanato, preservação de plantas medicinais, além de produzir para subsistência e comercialização. O mate inclusive é planta de hábito dos kaingangs, que ensinado aos colonizadores impulsionou de maneira fundamental a economia paranaense do século XIX até o início do século XX.

Participaram da reunião representando a SUDIS o Superintendente Roland Rutina, Gustavo Mussi e Elio Andrade. A reunião contou com a participação dos diversos órgãos que compõe o Grupo de Trabalho como O Ministério Público, SEAP, IAT, SEEC, SEMIR e FUNAI, além de representantes da UFPR, IFPR que prestam assessoria e a própria comunidade.

Na ocasião o antropólogo Mauro Leno da FUNAI ressaltou o empenho e celeridade do Governo Ratinho Jr na condução deste resgate social, afirmando ser notável e único o empenho de todos ali presentes.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias