Justiça Federal realiza inspeção judicial em Castro. 09/11/2020 - 12:33

Na última sexta-feira (06/11) o Juiz Federal Dr. Antônio César Bochenek, da comarca de Ponta Grossa, realizou inspeção judicial em acampamento do MST no Município de Castro. A visita foi realizada na Fazenda Capão do Cipó, no acampamento Maria Rosa do Contestado, onde encontram-se 115 famílias do movimento. A área pertence à União e foi ocupada em janeiro de 2015. A  AGU – Advocacia Geral da União ajuizou uma ação de reintegração de posse em 03/07/2019, desde então uma série de tratativas e Audiências Conciliatórias foram realizadas buscando entendimentos entre as partes.

Acompanharam o Juiz nesta visita presencialmente e por meio de videoconferência representantes de diversos órgãos, tais como: Defensoria Pública da União (DPU); Casa Civil do Estado; Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS); Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (SEAB); Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Conselho Nacional de Direitos Humanos e da Terra de Direitos; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Diocese de Ponta Grossa; Prefeitura e Câmara Municipal de Castro.

Desde o início da ação o judiciário federal de Ponta Grossa vem trabalhando em várias tratativas de negociações entre as partes. O Governo do Estado por meio do Governador Ratinho Júnior e do Superintendente Mauro Rockenbach, que também preside a Comissão Estadual de Mediação de Conflitos, já sinalizaram a disposição de uma área no município. A Fazenda Jeca Martins que pertence ao Estado, buscando minimizar o conflito realocando para esta área 40 famílias que vivem na Fazenda Capão do Cipó, e assim, mesmo o Governo do Estado não sendo partícipe da ação, contribuindo na solução pacífica e necessária.

Na reunião final com as famílias, lideranças e autoridades o representante da comitiva do Governo do Paraná, Dr. Guilherme de Abreu e Silva – Assessor da Casa Civil ressaltou a importância da visita e enalteceu o magistrado pela disposição em visitar a área e confirmou que o Governo do Paraná irá disponibilizar a Fazenda Jeca Martins para realocar as famílias e proporcionar um final pacífico da ação. ‘’A SUDIS vem participando de todo o processo, cumprindo seu papel de mediação entre o Estado e a sociedade civil e entende que no atual estágio do processo os envolvidos devem estabelecer mais prazo, para que as negociações avancem para uma solução pacífica e que atenda todas as partes envolvidas.’’, afirmou Roland Rutyna – representante da SUDIS.