SUDIS, participa do Festival das Cataratas, o Seminário Internacional Caminhos do Peabiru. 03/12/2022 - 11:57

O Superintendente Roland Rutyna, professor Denis e Elio de Andrade da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS e Tyeme Bando, coordenadora governamental do programa: Caminhos do Peabiru, participaram do Festival das Cataratas, o Seminário Internacional Caminhos do Peabiru. O professor Denis, explanou sobre, o percurso histórico, criado pelos índios guaranis séculos antes do Descobrimento, integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade do governo federal e foi declarado Patrimônio de Natureza Cultural e Imaterial.
A trilha completa possuía cerca de 4 quatro mil quilômetros de extensão e passava também pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, estendendo-se até Bolívia e Peru. Pouco mais de metade do trecho está dentro do Paraná, entre o Litoral até as cidades de Guaíra e Foz do Iguaçu.
Na década de 1970, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificaram cerca de 30 quilômetros remanescentes da trilha no Estado, onde foram localizados sítios arqueológicos com vestígios das habitações utilizadas por indígenas que transitavam na região.
A participação dos povos indígenas, inclusive, tem sido um aspecto levado em consideração no planejamento do Governo do Estado, que prevê o possível uso de parte das estruturas turísticas a serem criadas a partir dos Caminhos do Peabiru pelas próprias comunidades indígenas paranaenses.
O Paraná vai resgatar a trilha histórica dos Caminhos do Peabiru, um trecho de aproximadamente 1,5 mil quilômetro de extensão com grande potencial de exploração do turismo ecológico, cultural e de aventura que percorre 86 municípios do Estado.
Para o superintendente Roland Rutyna, Caminhos do Peabiru é mais que uma rota de trilhas e turismo. " Temos a oportunidade de reconectarmos com saberes ancestrais, de forma a gerar uma nova visão comportamental em relação a natureza, a família e mesmo em relação à divindade. Faremos com que os caminhos do Peabiru, gere recursos, através de uma economia solidária, igualitária e que dê autonomia financeira a esses povos originários e comunidades tradicionais", finalizou Roland superintendente da SUDIS.
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-recuperacao-dos-Caminhos-do-Peabiru-Estado-vai-aproveitar-potencial-da-trilha-historica

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias