Vídeos

Principais ações referentes a mediação de conflitos fundiários no Paraná realizados pela Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) em 2020.
2020 foi um ano difícil devido a pandemia da Covid-19 que está afetando o mundo e no Paraná não foi diferente, entretanto o Governador Ratinho Junior não tem medido esforços juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde e demais Secretarias para amenizar os impactos no Paraná.

Mauro Rockenbach, Secretário da Justiça, Família e Trabalho em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), participou da abertura da primeira live que iniciou o ciclo de debates online que ocorrerá do dia 13 a 31 de Julho de 2020 em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com o objetivo de fortalecer a reflexão sobre a importância das políticas públicas de atendimento aos direitos fundamentais da criança e do adolescente e estimular a participação da sociedade na defesa destes direitos.
Segundo Rockenbach, a divída social com as mulheres, idosos e com as crianças é muito grande e que prover segurança, cidadania e inclusão social a aqueles que mais precisam é um enorme desafio a todos e que a sociedade tem que entender que precisa cumprir o seu papel e começar a pensar nas crianças e adolescentes negros, índios, ciganos, filhos de faxinalenses, de pescadores e que elas não tem diferenças alguma das outras crianças das cidades dos centros urbanos e que o maior patrimônio que podemos dar a elas é a cidadania, o conjunto de direitos civis. -

Superintendente fala aos Povos Tradicionais do Paraná.
O Superintendente Mauro Rockenbach pede para que os Líderes Comunitários do Paraná sigam as recomendações do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde a fim de ajudar no combate ao coronavírus nas Comunidades.

Superintendente fala aos Lideres Comunitários do Paraná.
O Superintendente Mauro Rockenbach pede para que os Líderes Comunitários do Paraná sigam as recomendações do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde a fim de ajudar no combate ao coranavírus nas Comunidades.

O Superintendente Mauro Rockenbach pede para que a Comunidade Indigena do Paraná sigam as recomendações do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde a fim de evitar o coranavírus nas aldeias.

A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis), continua o atendimento aos povos e comunidades tradicionais do estado do Paraná durante a pandemia do coranavírus e nesta semana aconteceram importantes articulações por parte do governo para o atendimento emergencial a estas famílias devido a grave crise sanitária que o mundo todo enfrenta neste momento.
O Presidente do GT de Povos e Comunidades Tradicionais, Denilton Laurindo, que também é Assessor Técnico da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), participou de reuniões com o Secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge. Na ocasião o Secretário afirmou que as demandas recebidas do Conselho de povos tradicionais e do GT de povos e comunidades tradicionais, estão sendo tratadas de forma emergencial e com prioridade seguindo as recomendações do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Já em reunião com a coordenadoria da Defesa Civil, Major Mello, teve como objetivo de organizar apoio logístico para que estas demandas emergenciais das famílias sejam atendidas o mais rápido possível.
A Organização e distribuição desta ajuda está sendo articulada em conjunto com o Conselho de povos e comunidades tradicionais que vem elaborando um formulário de cadastro das famílias que se encontram em vulnerabilidade.

SUDIS promove ato de assinatura de acordos de cooperação entre CASLA e Órgãos Estaduais
Aconteceu na tarde da última quarta-feira (20/11) no Palácio Iguaçu ato para assinatura de acordos de cooperação entre a CASLA - Casa Latino Americana, o Ministério Público do Paraná, a Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e a Superintendência de Dialogo e Interação Social. O Evento aconteceu por intermédio do Superintendente da SUDIS, Mauro Rockenbach que foi um dos cofundadores da CASLA. Para o Superintendente estes acordos assinados neste dia representam a essência do atual governo do Paraná, que busca a aproximação e o diálogo entre a sociedade civil organizada e os órgãos governamentais. Mauro lembrou que a Casa Latino Americana desde sua fundação vem desempenhando importante papel na sociedade Paranaense, oferecendo acolhimento e desenvolvimento social por meio de cursos para toda a população que os procuram, além de promover a cultura latino-americana por meio de oficinas de música e artes.

SUDIS promove ato de assinatura de acordos de cooperação entre CASLA e Órgãos Estaduais
Aconteceu na tarde da última quarta-feira (20/11) no Palácio Iguaçu ato para assinatura de acordos de cooperação entre a CASLA - Casa Latino Americana, o Ministério Público do Paraná, a Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e a Superintendência de Dialogo e Interação Social. O Evento aconteceu por intermédio do Superintendente da SUDIS, Mauro Rockenbach que foi um dos cofundadores da CASLA. Para o Superintendente estes acordos assinados neste dia representam a essência do atual governo do Paraná, que busca a aproximação e o diálogo entre a sociedade civil organizada e os órgãos governamentais.
O objetivo dos acordos assinados é a adesão voluntária dos envolvidos ao Parlamento UNITINERANTE - Universidade Itinerante dos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e o Bem Viver, que tem como propósito o fortalecimento do diálogo e empreender projetos de promoção do desenvolvimento local e regional, de cunho econômico e socioambiental, em comunidades rurais e urbanas em situação de instabilidade no Paraná.

“Temos hoje no governo do Paraná uma instância na qual a sociedade civil encontra diálogo e uma porta aberta para conversar, independente da ideologia”, afirmou o antropólogo Mauro Rockenbach, referindo-se à estrutura liderada por ele dentro da gestão Ratinho Júnior. Nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Rockenbach apresentou aos vereadores o funcionamento da Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis) e se dispôs a orientar demandas da sociedade civil organizada dentro do governo.
Em espaço no pequeno expediente da sessão plenária, o gestor da Sudis colocou que a superintendência realizará um censo social de todas as instituições do Terceiro Setor no Paraná e será responsável pela coordenação de uma Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários e pela implantação de um sistema de autogestão para a moradia popular – “uma espécie de parceria público-privada feita com entidades da sociedade civil, que buscam opções nesse momento [de reconsideração] ao Minha Casa Minha Vida, uma vez que há deficit populacional significativo no Paraná”.
“É um modelo diferente, em ajuste, porque um órgão novo quando é implantando pode faze sombra em outras áreas do governo. Hoje, com a Sudis, vocês podem encaminhar entidades [para buscar interlocução com o Estado]”, afirmou. Ele adiantou que será proposta nova forma de demarcação de terras indígenas no Paraná, “buscando um modelo que saia do convencional”, e que “há 27 anos a UPE [União Paranaense dos Estudantes] não conversava com o governo e agora conseguimos realizar o Congresso dos Estudantes”.
Membros da equipe da Sudis estiveram em plenário acompanhando a exposição, inclusive Paulinho Payakan, assessor da Coordenação de Informação e Ação da Sudis, que apresentou a demanda pela exposição na CMC aos vereadores Tico Kuzma (Pros) e Sabino Picolo (DEM), presidente do Legislativo, no dia 11 de setembro. Foi Kuzma quem cedeu seu espaço no pequeno expediente para a apresentação da nova estrutura de interlocução com a sociedade criada pelo governo do Paraná.
Reportagem: Câmara Municipal de Curitiba. https://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=31467#&panel1-1

O Governo do Paraná marcou um gol com o lançamento do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar no Paraná - Coopera Paraná. Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. No mesmo evento, o governador Ratinho Júnior regulamentou a Lei 16.751/10, que prevê que a alimentação das escolas da rede estadual de ensino seja composta totalmente por alimentos orgânicos. A ideia é aumentar gradualmente a inclusão de produtos orgânicos na alimentação escolar até atingir o objetivo de 100% da merenda em 2030.

SUDIS visita Projeto de Autogestão de Moradias Populares em Cornélio Procópio.
A Coordenadora de Trabalho Técnico Social na Associação Pró-Moradia, Maria José Barbosa (Mazé) fala sobre o funcionamento do Projeto no Conjunto José Benedito Catarino.

O Município de Cornélio Procópio foi palco neste domingo (28) de importante evento sobre Produção Social de Moradia, com o tema “Um desafio para política habitacional”. Aproximadamente 400 pessoas reuniram-se no Country Club da cidade, representando importantes de movimentos de moradia do Paraná e do Brasil, como a Central de Movimentos Populares – CMP, organizadora do evento, a União Por Moradia Popular do Paraná – UMP PR o Movimento Sem Terra de Lutas – MSTL, de São Paulo e da Associação Pró Moradia – APROMO de Cornélio Procópio. O evento contou com a presença do prefeito municipal, Amin Hannouche, que além de enaltecer a realização e a organização do movimento, colocou a administração municipal para contribuir com o processo de integração dos empreendimentos desenvolvidos pela APROMO como a melhoria dos acessos e a malha viária da cidade.
A representação do Governo de Estado deu-se através da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) e pelo Secretário executivo do Conselho das Cidades do Paraná (CONCIDADES), Orlando Bonette, que destacou a importância da realização do evento por tratar de um dos programas de moradias a serem desenvolvidos pelo Governo Ratinho Júnior que é de fundamental importância para consolidação da cidadania das famílias sem teto do Estado do Paraná.
Em seu discurso de abertura Orlando Bonette destacou a importância da integração entre o Governo do Estado e os movimentos sociais que será aprofundado com a criação da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS.
Durante o evento as autoridades presentes foram convidados a visitar o projeto de autogestão de moradias populares que está sendo construído em Cornélio Procópio com previsão de entrega para as famílias em Dezembro de 2019.

Aproximadamente 4 Mil pessoas estiveram no 1º Fórum de Regularização Fundiária de Campo Magro realizado no último sábado 30 de março de 2019, no salão da Igreja Matriz.
Autoridades municipais e estaduais no 1º Fórum de Regularização Fundiária de Campo Magro.
Estiveram presentes; a Dra. Mariana Dias da 5ª Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré, o Diretor de Regularização Fundiária da Cohapar Luis Corti, o Presidente da COMEC Gilson Santos, o Secretário do Conselho das Cidades Orlando Bonette , Roland Rutyna, representando o Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social Mauro Rockmbach, Joseli Collaço e o Vice-presidente da Femoclan Aquino Silva.
“Em 30 anos a frente da área de moradias poucas vezes vi iniciativas como esta, normalmente o administrador coloca este problema em baixo do tapete, parabenizo o Prefeito Casagrande, estamos aqui para apoiar e aprender com este processo instalado em Campo Magro” – Roland Rutyna, da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social.
“Esta iniciativa é pioneira no estado do Paraná, falar em regularização é fácil, difícil é fazer. Parabéns ao prefeito, este fórum vai servir de exemplo para outros municípios do estado” – Orlando Bonette , Secretário executivo do Conselho das Cidades do Paraná.

Sob a coordenação do Prefeito Casagrande e a Comissão de Regularização Fundiária do 1º Fórum de Regularização contou com apoio de aproximadamente 200 servidores municipais.
“Este trabalho não é só meu e sim de toda minha equipe, começamos este projeto há quase dois anos junto aos órgãos competentes, Ministério das Cidades, COMEC, Cohapar e Conselho das Cidades. Vamos analisar todos os pedidos de regularização de áreas, construções, loteamentos e fracionamentos já existentes. Após isto estaremos assinando o Termo de Ajuste de Conduta com cada morador para a liberação de água e luz nas áreas permissíveis” – disse o Prefeito Casagrande.
“Hoje quero parabenizar o Prefeito Casagrande e os envolvidos neste fórum. Tenho uma atuação bastante crítica quanto aos fracionamentos existentes em Campo Magro e vamos acompanhar todo o processo de regularização”- Dra. Mariana Dias da 5ª Promotoria de Justiça de Almirante Tamandaré.
“Quero reforçar a parceria com o Prefeito Casagrande, a COMEC e o Governo do Estado vão estar dia a dia acompanhando este trabalho” – Gilson Santos, Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba.
“Com a regularização as pessoas vão ter a escritura na mão, os terrenos vão triplicar de valor, sobre tudo a regularização vai gerar dignidade e cidadania a essas famílias” – Luis Cortí, Diretor de Regularização Fundiária da Cohapar.

O jogos abertos do Paraná realizado em Campo Largo ficou marcado não só pelas vitórias em quadra mas também fora de quadra e com direito a vitória contra o preconceito.
A SUDIS através do Coordenador de Políticas Públicas LGBT, Ender Love, teve participação fundamental na intermediação do impasse que impedia a atleta transexual Priscila Fogaça de participar da competição e após diversas reuniões na Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social a Secretaria de Esportes, revendo os documentos apresentados e atendendo aos apelos do advogado de Priscila, emitiu parecer favorável a participação da atleta na competição.
Segundo Ender Love, o Governado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, faz um governo igualitário e humano para todos os paranaenses e que toda forma de preconceito deve ser combatida.

SUDIS participa da 1ª reunião ampliada e descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
A Conselheira Estadual e Assessora da Coordenação de Acolhimento e Mobilização da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social, Joseli Collaço, participou da 1ª reunião ampliada e descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher promovida pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). A reunião teve como objetivo promover e ampliar a participação do controle social e fortalecer a construção da Política para Mulheres no Estado do Paraná.
Dentro da programação destacaram-se discussões de temas como a aproximação do CEDM/PR com a Assembleia Legislativa e Procuradoria da Mulher, V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A reunião também contou com diversas palestras abordando assuntos como Política para Mulheres no Paraná, Mara Sperandio Chefe de Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher e Presidente do CEDM/PR, Análise de Conjuntura Nacional sobre os Direitos da Mulher e a Importância do Controle Social, Carmem Regina Ribeiro Coordenadora Adjunta da Rede Feminista de Saúde Regional Paraná e Vice-Presidente CEDM/PR, A Mulher Negra e o dia 25 de Julho, Mariluz Marques Follmann Liderança da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha Fundão – Associação Heldorado, Experiência na Construção da Política Pública para Mulheres no Município de Guarapuava, Priscila Scharan Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Lixo e Cidadania Carlos Alencastro - COORDENADOR NACIONAL MNCR (PR) - Palestra sobre a reciclagem de lixo, cidadania e as bandeiras de luta dos catadores de materiais recicláveis no Paraná. Evento foi realizado na Escola de Governo, no Palácio das Araucária em 09/07.

Palestra com Rejane Paredes, especialista em Direito do Terceiro Setor e no atendimento as associações e cooperativas de catadoras/es de materiais recicláveis - Palestra sobre a reciclagem de lixo, cidadania e as bandeiras de luta dos catadores de materiais recicláveis no Paraná. Evento foi realizado na Escola de Governo, no Palácio das Araucária em 09/07.

Lixo e Cidadania com a Coordenadora Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Rosilene Mendes - Palestra sobre a reciclagem de lixo, cidadania e as bandeiras de luta dos catadores de materiais recicláveis no Paraná. Evento foi realizado na Escola de Governo, no Palácio das Araucária em 09/07.

SUDIS NA MARCHA DA DIVERSIDADE 2019.
Foi realizado neste Domingo (30) em Curitiba a 4ª Edição da Marcha da Diversidade com a concentração e início oficial ás 15 horas na Praça Santos Andrade a Marcha passou pelas principais ruas do centro da cidade com a participação de milhares de pessoas LGBT e simpatizantes até chegada na Praça Rui Barbosa.
Com uma estrutura maior do que nos últimos anos, esse ano, 2019, comemorou-se os 50 anos da Rebelião do Stonewall, um marco para os princípios do ativismo LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros e Intesexessuais).
O evento está foi organizado pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia, Transgrupo Marcela Prado, Voluntários Arco-Íris e UNA LGBT PR que contou com o apoio da Prefitura Municipal de Curitiba e do Governo do Paraná através da SUDIS (Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social) representado por Ender Love, Coordenador de Políticas LGBT do Governo Ratinho Junior.

SUDIS NA MARCHA DA DIVERSIDADE 2019.
Foi realizado neste Domingo (30) em Curitiba a 4ª Edição da Marcha da Diversidade com a concentração e início oficial ás 15 horas na Praça Santos Andrade a Marcha passou pelas principais ruas do centro da cidade com a participação de milhares de pessoas LGBT e simpatizantes até chegada na Praça Rui Barbosa.
Com uma estrutura maior do que nos últimos anos, esse ano, 2019, comemorou-se os 50 anos da Rebelião do Stonewall, um marco para os princípios do ativismo LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros e Intesexessuais).
O evento está foi organizado pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia, Transgrupo Marcela Prado, Voluntários Arco-Íris e UNA LGBT PR que contou com o apoio da Prefitura Municipal de Curitiba e do Governo do Paraná através da SUDIS (Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social) representado por Ender Love, Coordenador de Políticas LGBT do Governo Ratinho Junior.

CIDADANIA - Responsável pela superintendência, o antropólogo Mauro Rockembach diz que o órgão funciona com transversalidade para levar as demandas dos grupos sociais para as secretarias responsáveis pelos pleitos. “É uma visão de sensibilidade do governador, que não esquece que tudo é feito em função das pessoas. A Sudis é a grande porta de entrada para a sociedade civil organizada. Para projetos e iniciativas de inúmeras instituições e órgãos do terceiro setor”, afirmou. “Vamos ouvir as pessoas e as demandas porque esse é um Governo adepto do controle social e da transparência”.

SUDIS Mediação de Conflitos Fundiários 2020.
SUDIS Mediação de Conflitos Fundiários 2020.
Mauro Rockenbach, Secretário da SEJUF abre comemorações de 30 anos do CEDECA.
Mauro Rockenbach, Secretário da SEJUF abre comemorações de 30 anos do CEDECA.
Superintendente fala aos Povos Tradicionais do Paraná.
Superintendente fala aos Povos Tradicionais do Paraná.
Superintendente fala aos Lideres Comunitários do Paraná.
Superintendente fala aos Lideres Comunitários do Paraná.
Superintendente fala aos Povos Indígenas do Paraná.
Superintendente fala aos Povos Indígenas do Paraná.
Coronavírus: Governo atende Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná.
Coronavírus: Governo atende Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná.
SUDIS participa de assinatura entre CASLA e Órgãos Estaduais
SUDIS participa de assinatura entre CASLA e Órgãos Estaduais
SUDIS promove ato de assinatura de acordos entre CASLA e Órgãos Estaduais
SUDIS promove ato de assinatura de acordos entre CASLA e Órgãos Estaduais
C.M.C - Governo do Paraná está aberto à sociedade civil, afirma Rockenbach.
C.M.C - Governo do Paraná está aberto à sociedade civil, afirma Rockenbach.
Coopera Paraná - Agricultura Familiar.
Coopera Paraná - Agricultura Familiar.
A Coordenadora de Trabalho Técnico Social na Associação Pró-Moradia, Maria José Barbosa (Mazé) fala sobre o funcionamento do Projeto no Conjunto José Benedito Catarino.
A Coordenadora de Trabalho Técnico Social na Associação Pró-Moradia, Maria José Barbosa (Mazé) fala sobre o funcionamento do Projeto no Conjunto José Benedito Catarino.
1º Fórum de Regularização Fundiária de Campo Magro
1º Fórum de Regularização Fundiária de Campo Magro
SUDIS - VITÓRIA CONTRA O PRECONCEITO.
SUDIS - VITÓRIA CONTRA O PRECONCEITO.
SUDIS participa da 1ª reunião ampliada e descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
SUDIS participa da 1ª reunião ampliada e descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
SUDIS - LIXO E CIDADANIA.
SUDIS - LIXO E CIDADANIA.
SUDIS - LIXO E CIDADANIA.
SUDIS - LIXO E CIDADANIA.
SUDIS - LIXO E CIDADANIA.
SUDIS - LIXO E CIDADANIA.
SUDIS NA MARCHA DA DIVERSIDADE 2019.
SUDIS NA MARCHA DA DIVERSIDADE 2019.
SUDIS NA MARCHA DA DIVERSIDADE 2019.
SUDIS NA MARCHA DA DIVERSIDADE 2019.
Posse do Superintendente Mauro Rockenbach
Posse do Superintendente Mauro Rockenbach