2ª Oficina de Integração Vale do Ribeira - VRS Programa de Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná. 25/10/2023 - 11:30

Na Terça-feira 24,  aconteceu em Rio Branco do Sul a 2ª Oficina de Integração Vale do Ribeira, o evento faz parte de um ciclo de palestras promovidos pela INVEST Paraná referentes ao VRS - Programa de Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná.

O programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, conhecido como  VRS,   promove produtos e destinos únicos: repletos de história, cultura, conhecimento e riquezas naturais. Aqui há incentivo a pequenos produtores e valorização da bioeconomia regional. Criado em 2020 pela Invest Paraná, o VRS nasceu com o objetivo de aprimorar cadeias de valor desses produtos para viabilizar abertura comercial.

A essência do programa está alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável, que une conhecimentos tradicionais aos científicos e tecnológicos, com apoio da gestão pública. Através da metodologia Value Links 2.0 e com a colaboração de mais de 30 parceiros institucionais, o programa visa incentivar pessoas e fomentar a criação de processos inovadores que mantenham a floresta em pé, ao mesmo tempo em que geram fontes de renda.

O Programa dividiu o Estado em Territórios, e mapeou as cadeias produtivas de cada região, na região do Vale do Ribeira foram mapeadas as cadeias da Ponkan, do Mel, da Mandioca e da Economia Criativa. O evento de terça feira em Rio Branco do Sul, no período da manhã apresentou o diagnóstico das cadeias produtivas da região, apresentados por representantes da UEL Universidade Estadual de Londrina que são parceiros do VRS, além de uma palestra feita, sobre identidade visual e embalagens ministrada  Pelo Professor Luiz Carvalho do IDR Paraná.

No Período da Tarde aconteceram atividades práticas relacionadas às Cadeias produtivas mapeadas na região do Vale do Ribeira, além de atividades relacionadas ao turismo local.