Apresentação de uma proposta inédita da Companhia de Habitação Popular de Curitiba - COHAB-CT 23/04/2024 - 09:39

Nesta segunda-feira (22), a convite dos moradores da ocupação Tiradentes II e do Movimento Popular por Moradia - MPM, a Secretária-Executiva da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários - CMCF, Roberta Zambenedetti, e os assessores Rafael Tavares e Timóteo Campos estiveram na comunidade localizada na Cidade Industrial de Curitiba para apresentação de uma proposta inédita da Companhia de Habitação Popular de Curitiba - COHAB-CT.
O reunião foi marcada com o intuito de expor à comunidade os termos da proposta, como também para sanar suas dúvidas, e contou com a presença da comunidade, de representantes da COHAB-CT, do Instituto Democracia Popular - IDP, bem como de representantes de parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná - ALEP.  
Visando uma solução alternativa ao despejo das quase 70 famílias, após diversas audiências de conciliação e reuniões, a COHAB Curitiba propôs aos moradores um auxílio-moradia para desocupação voluntária da área, que é objeto de ação de reintegração de posse movida pela empresa Essencis, proprietária do imóvel atualmente ocupado. Com medo de serem forçadamente removidas do local, os moradores estavam há 215 dias em vigília constante, lutando por seu direito à moradia digna, a qual terminou devido a conquista de pauta. 
De acordo com o plano apresentado, todas as 67 famílias receberão auxílio mensal - cujo valor irá variar de acordo com o número de integrantes e renda de cada - por 12 meses, prorrogável por mais 12 meses, ou até que seja entregue moradia definitiva. A finalidade é que as famílias sejam beneficiadas nos próximos anos em projetos de habitação popular do município em conjunto com o Governo Federal, no Programa Minha Casa Minha Vida.

Últimas Notícias