Área de conflito fundiário em Guarapuava recebe vista da SUDIS. 18/04/2024 - 10:32

Na manhã desta quinta-feira, Roland Rutyna, superintendente Geral de Diálogo e Interação Social  do governo do Paraná, realizou uma visita à ocupação urbana em Guarapuava conhecida como Xarquinho - bairro industrial. Essa área tem sido objeto de demanda pela Comissão de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Paraná, em colaboração com a Prefeitura Municipal, a Defensoria Pública, a SUDIS e as famílias locais. Trata-se de uma área de propriedade da prefeitura, que vem se empenhando em promover a regularização fundiária do local.
Durante uma visita, o superintendente Roland Rutyna e Acir Ribeiro de Queiroz, assessor dos SUDIS na região, forneceram orientações aos moradores. Eles destacaram o congelamento da área, conforme solicitado pela comissão do TJ, e alertaram para a importância de não construírem  às margens do Rio Xarquinho. Ressaltaram que essa medida não se trata apenas de uma advertência da prefeitura, mas está em conformidade com a legislação ambiental estadual e nacional. Além disso, lembraram que em casos de processo de reintegração de posse, não há indenização  pelos investimentos realizados, uma vez que os moradores foram devidamente informados para não construírem em áreas de preservação ambiental, conforme descritos em reuniões e indicados pelas placas oficiais de advertência.