Autogestão na produção de moradia em debate. 11/11/2022 - 23:16

Autogestão na produção de moradia em debate.
Audiência Pública sobre o Projeto de Lei que cria o marco regulatório da produção de moradias na modalidade de Autogestão, PL 4216, realizada na tarde desta sexta-feira (11/11) no plenário da Câmara Municipal de Curitiba, iniciativa do vereador Dalton Borba.
Estiveram presentes na audiência representação de diversos movimentos sociais, como a CUFA, CONAM, MNLM, MPM, UNMP, IDP. A mesa foi composta pelo vereador Dalton Borba, presidente da sessão, Desembargador Fernando Prazeres, coordenador do CEJUSC do TJ Pr, José Antônio da CUFA PR, Dra. Daniele Pontes da UFPR, Dra. Regina Bueno Bacelar da OAB, Maria da Graça da UNMP e o superintendente da SUDIS Roland Rutyna.
A coordenadora Maria das Graças, ressaltou como exemplo: obras de melhor qualidade e de maior dimensionamento, tendo como avanço o desenvolvimento das famílias que participam de todo o processo da produção dos projetos e da obra.
 O que é Autogestão, é a garantia de que as famílias de baixa renda tenham o controle do processo de construção das unidades habitacionais e gestão do processo de forma organizada, em movimentos populares, associações e cooperativas decidindo a solução habitacional e urbanização de áreas, com a participação das famílias definição de terrenos, projetos e escolha da equipe técnica e formas de construção, é o povo organizado que controla as intervenções o seu território com apoio de política e recursos públicos. E com a diminuição significativa da venda ilegal e da inadimplência, adquirindo respeito e dignidade das famílias.