Conferência Estadual de mediação de Conflitos Fundiários. 20/08/2019 - 14:06

Por deliberação do Conselho das Cidades do Paraná – CONCIDADES, a SUDIS vem trabalhando a construção da I Conferência Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários – Cidade e Campo e nesta terça feira (20/8), representantes da SUDIS reuniram-se com o Padre Valdecir Badzinski – Secretário Executivo da CNBB no Paraná, em Curitiba.

Roland Rutyna e Odair Branco, da SUDIS apresentaram a proposta do evento, que deverá ter como resultado uma orientação/sugestão de procedimentos a todos os envolvimentos em processos de reintegração de posse. O evento deverá ocorrer ainda em 2019, reunindo todos os segmentos da sociedade.

O Padre Valdecir depositou confiança na Conferência, afirmando que “todo processo de reintegração de posse deve anteceder um grande exercício de estudos humanitários, tendo o ser humano em primeiro lugar”.

O Governo Ratinho Júnior vem estabelecendo um novo paradigma, que tem a sociedade civil organizada como aliada e parceira, isto é, coprodutora dos serviços públicos e da construção do bem comum que torne possível atender aos anseios do cidadão paranaense com uma gestão pública do século XXI.

Um governo que leve ao Estado Necessário, condição fundamental para uma vida digna e justa, sob a premissa de que o cidadão faz parte de uma sociedade articulada na qual os serviços públicos resultam do diálogo do envolvimento e da participação popular.

Valorizar as pessoas, sob a premissa de que o Estado deve estar sempre a serviço do cidadão, pois a parceria entre o Estado e a sociedade produz resultados muito mais relevantes.   “Com esta determinação a SUDIS vem trilhando a construção da conferência de Conflitos Fundiários”. Afirmou Roland Rutyna, no encontro na CNBB Sul.