Economia Solidária, Autogestão e o PPA do Governo do Paraná. 08/05/2023 - 14:34

Na manhã desta segunda-feira 08/05, o Superintendente Geral de Diálogo e Interação social Roland Rutyna, realizou  reunião com o Secretário da SECID - Secretaria das Cidades Eduardo Pimentel, na pauta da reunião estiveram temas como regularização fundiária, o programa minha casa minha vida entidades e  economia solidária no PPA 2024-2027.

O Superintendente Roland, apresentou alguns casos que envolvem regularização fundiária no estado do Paraná, dentre eles destacou a ocupação Tiradentes  localizada na região da Cidade Industrial em Curitiba, onde atualmente  vivem cerca de 450 famílias. A área passa pelo processo de reintegração de posse mas possui a possibilidade da doação do seu terreno para regularização fundiária. A doação encontra-se em estudo na COHAB CT.

Durante o encontro também foi discutido com o Secretário Eduardo Pimentel, a inclusão de projetos relacionados a economia solidária e autogestão no PPA 2024-2027 da SECID, Segundo Rutyna, estamos no momento de discutir todo planejamento e orçamento com que o estado trabalhará nos próximos anos, além disso,  precisamos também nos preparar para um possível aumento do investimento federal nas questões sociais, salientou.

Outro tema abordado foi o projeto Minha casa minha vida entidades, modalidade que visa atender principalmente  às necessidades de habitação da população de baixa renda e conta com a participação dos movimentos sociais em todos os processos envolvidos para a construção de moradias com padrões dignos e sustentáveis. A assessora da SUDIS, Maria das Graças apresentou ao secretário alguns projetos e áreas de interesse social para moradia e pediu  a participação  do secretário  para a realização de projetos em parceria com os movimentos sociais.

Por fim o Secretário Eduardo, recebeu todas as demandas e reafirmou seu compromisso em responder o mais rápido possível os questionamentos . A secretaria da Cidades é nova mas conta com uma equipe competente e esperamos agilizar as demandas dos movimentos sociais e principalmente no que envolve a reintegração de posse, pois trata-se de famílias que precisam de atenção plena do Estado. Finalizou.

 

Últimas Notícias