Economia Solidária e Autogestão na Moradia Popular, em São Miguel do Iguaçu Pr. 29/04/2023 - 15:12

Em continuidade às visitas em São Miguel do Iguaçu, o superintendente da SUDIS, Roland Rutyna e o assessor Elio Andrade, acompanhados pelo Controlador Interno da Prefeitura Luciano Neris e Gelson Souza, Secretário do IDESS e coordenador do Núcleo Artesanato, visitaram projeto de Autogestão na Moradia Popular.

Conjunto habitacional com 270 unidades, sendo 250 construídas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social - FDS, através do PMCMV - Entidades, projeto viabilizado pela União Por Moradia do Paraná e a UNMP, e 20 unidades, via termo de compromisso com a Itaipú Binacional, atenderam famílias vulneráveis, consideras no programa como Faixa I.

O programa é simples, a entidade promotora seleciona as famílias, viabiliza o terreno, apresenta um pré-projeto ao Ministério das Cidades, em sendo aprovado, a entidade apresenta o projeto executiva e a lista das famílias selecionadas. A Caixa libera os recursos para entidade em etapas e todo o processo é acompanhado e discutido com as famílias que devem estar envolvidas inclusive nas comprar de materiais, na contratação de profissionais e outros serviços.

Segundo Luciano Neris, que coordenou todo o processo das 270 unidades, como a seleção das famílias e a organização dos projetos de engenharia e social, além da obra. "A Proposta de Autogestão na Moradia não é mais uma utopia no Paraná, um dos vários exemplos está aqui em São Miguel do Iguaçu, com famílias realizadas, com endereço fixo e cidadania estabelecidas".

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias