GT de Povos Tradicionais realiza visita técnica em Quilombo em Palmas-Pr. 13/02/2023 - 10:36

Na última terça e quarta feiras, 7 e 8 de fevereiro, o Presidente do Grupo de Trabalho Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, Denilto Laurindo (Professor Denis)  juntamente com o senhor  Raul Camargo, assessor da SUDIS - Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social, realizaram visita técnica no Quilombo Maria Adelaide da Trindade em Palmas-Pr O objetivo da visita foi de coletar as demandas da comunidade, bem como comunicar sobre os trâmites finais para  efetivação da permuta da Escola Quilombola.

" Aqui no Estado, estamos empenhados em garantir direitos e gerar renda. Oportunizando programas voltados para o desempenho dos povos tradicionais do Paraná. Existem nessas comunidades tradicionais de Palmas, um potencial de produção de alimentos orgânicos, convencionais que com subsídios público, podem tornar essas comunidades producentes a partir de pequenas e médias culturas rurais regionais.", Salientou o professor Denis.

Sr. Alcione, Presidente da Federação Quilombola do Paraná falou sobre a importância da presença do Estado nas comunidades quilombolas. " É mais que importante, a presença de vocês aqui. Esse é sinal que esse governo também pensa em nós, esperamos que os recursos cheguem para trabalharmos nossa terra e alimentar esse povo do nosso Paraná com produtos saudáveis e que valorizam nossa tradição", finalizou o Presidente.

Em Palmas, o bairro denominado São Sebastião do Rocio, congrega três comunidades de remanescentes quilombolas: Adelaide Maria Trindade Batista, Castorina Maria da Conceição e Tobias Ferreira. É importante ressaltar que ambas as Comunidades Quilombolas fazem divisas e possui alguma relação de parentesco. Tal divisão, em tempos pretéritos referia-se aos rocios pertencentes aos grupos familiares, rocio dos Batistas, rocio dos Lima e rocio dos Fortunato, essas comunidades estão presentes na região antes mesmos da fundação do município de Palmas,  em 1839.

 

Últimas Notícias