Governo do Estado promove mutirão em abril para emissão da Carteirinha do Autista 04/04/2024 - 14:08

Para marcar o mês de abril e o Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo (2 de abril), o Governo do Paraná está promovendo mutirões em todo o Estado para a confecção da Carteirinha do Autista, conhecida como Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Uma novidade significativa é a ênfase dada ao processo online de solicitação, que está ganhando destaque entre os beneficiários.

As ações ocorrerão de forma regionalizada nos escritórios e instâncias avançadas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, responsável pela elaboração de políticas públicas e garantia de direitos para as pessoas com deficiência. Além de garantir o atendimento prioritário em espaços públicos e privados, a Ciptea oferece identificação das pessoas com transtorno do espectro autista.

O secretário do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Rogério Carboni, ressaltou a importância da Ciptea não apenas como documento de identificação, mas também como ferramenta para coleta de dados e informações essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas. "Sem números específicos, a elaboração de políticas públicas fica comprometida, e é isso que queremos encontrar, formas de sermos assertivos em nossas ações", destacou Carboni.

Os mutirões também ocorrerão nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em aproximadamente 200 municípios. A parceria entre diferentes órgãos visa garantir não apenas a emissão do documento, mas também oferecer orientações e suporte às famílias.

A solicitação da carteirinha pode ser feita de forma 100% online, algo que chamou a atenção de Luísa Sampaio, que recebeu o diagnóstico de autismo na vida adulta. Ela destacou a agilidade do processo e a segurança do documento. "Fiquei muito surpresa com a celeridade de todo o processo. Entrei no site, dizia que receberia em até 30 dias, mas em dois dias já recebi o alerta de que estava pronta", disse Luísa.

Ela também enfatizou a segurança do documento, especialmente com a presença de um QR Code que direciona para o laudo médico. "Estou muito feliz e uso a minha carteirinha para a garantia dos meus direitos e como um documento pessoal", avaliou.

Regulamentada por lei federal, a Ciptea é gratuita e traz dados e informações tanto da pessoa com o espectro autista como de seus responsáveis. Todos os paranaenses que possuem TEA podem solicitar a Carteira no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. Após análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá uma mensagem por e-mail ou SMS para imprimi-la.

Documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista incluem RG, CPF do autista e do responsável, fotografia digitalizada do autista, laudo médico digitalizado e exame de tipo sanguíneo digitalizado.

Últimas Notícias