Lançamento do Programa Vocações Regionais da INVEST PARANÁ. 16/08/2021 - 20:07

visando a retomada econômica após o fim da pandemia da Covid-19, o Governo do Estado do paraná vem trabalhando diversas medidas uma delas foi lançada nesta segunda-feira (16), no Palácio Iguaçu, o Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) do Paraná. Desenvolvido pela Invest Paraná, com a participação de diferentes órgãos e entidades dentre elas a SUDIS, o objetivo é incentivar as cadeias de valor e abrir mercados a produtos típicos paranaenses, produzidos de forma sustentável e de maneira tradicional.

Na solenidade, que teve a participação do vice-governador Darci Piana, foram assinados os primeiros convênios do programa, que busca fortalecer as relações sociais, culturais e ambientais nas regiões onde será implantado. Até o momento, 25 instituições serão parceiras, incluindo órgãos e secretarias estaduais, prefeituras, entidades da sociedade civil e startups.

O Superintendente Mauro Rockenbach, que esteve presente na solenidade, destacou o papel da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social que tem como um de seus objetivos a inclusão da população mais vulnerável ou (invisíveis) , fazendo com que seja imprescindível a inclusão dos povos e comunidades tradicionais neste programa, que não apenas pretende desenvolver economicamente o estado, mas valorizar a cultura do seu povo.

A SUDIS será uma das responsáveis pela análise social especificamente focando no mapeamento de povos e comunidades tradicionais dentro das cadeias de valor a serem trabalhadas.

O projeto piloto será realizado na região de (Antonina, Morretes e Guaraqueçaba), trabalhando os conceitos de turismo de natureza e de base comunitária, além dos produtos regionais, como a banana, mandioca e açaí de juçara; e São José dos Pinhais, (Região Metropolitana de Curitiba) atuando na transição da agricultura convencional para negócios sustentáveis na região da bacia do Miringuava, onde a Sanepar está construído uma nova barragem de captação de água.