Movimento Despejo Zero realiza na véspera do dia internacional das mulheres mais uma Audiência Publica no Palácio das Araucárias . 08/03/2024 - 12:25

Na última quinta-feira, 07, às vésperas do Dia Internacional da Mulher, aconteceu mais uma reunião da campanha Despejo Zero em Curitiba. Após uma marcha que reuniu cerca de 500 pessoas, aproximadamente 100 representantes participaram de uma audiência pública no Palácio das Araucárias, recepcionados pela Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social - SUDIS, com a presença de autoridades do poder público local, estadual e federal.

A audiência iniciou-se com depoimentos de algumas mulheres moradoras de ocupações, ilustrando as demandas apresentadas pela pauta entregue a cada autoridade presente. Entre as lutas destacadas pelo movimento, encontram-se:

- Despejo Zero: Busca pela imediata regularização fundiária de áreas urbanas e rurais, assegurando o direito à moradia digna e preservando os laços sociais.

- Criação da Diretoria de Mediação e Conciliação de Conflitos Urbanos: Proposta a nível federal, visando estabelecer diálogo contínuo entre movimentos populares urbanos e instâncias governamentais.

- Cozinhas Solidárias: Estruturação desses espaços nas comunidades urbanas, fornecendo alimentos produzidos localmente, com apoio de programas federais como a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Inclui também a devida estrutura e remuneração para os envolvidos.

- Enfrentamento à Violência contra as Mulheres: Campanha educativa coordenada por mulheres nos territórios ocupados.

- Acesso à Energia Elétrica: Garantia de fornecimento adequado às demandas das comunidades e ocupações.

- Atendimento a Mulheres Imigrantes: Ampliação dos serviços de saúde, assistência social, educação e segurança pública nos territórios ocupados.

- Pedido Emergencial contra Demolições Administrativas: Denúncia das demolições no litoral paranaense, especificamente na comunidade do Rio dos Almeida, solicitando a imediata paralisação dos despejos.

Participaram da audiência as seguintes  autoridades: Desembargador Fernando Prazeres,  Presidente da Comissão de Soluções Fundiárias e 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Patricia Elache dos Reis Canela: Secretária da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná - CSF-TJPR, Dra. Beatriz Fruet: Juíza Substituta, atualmente atua no Conselho Nacional de Justiça - CNJ, Dr. Marcelo Fragoso: Secretaria Geral da República - SGR, Valmor Luiz Bordin: Superintendência Regional do Paraná Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, Nilton Bezerra Guedes: Superintendente Regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária no Paraná - INCRA/PR, Roland Rutyna: Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social.

Após a saída de alguns participantes, ocuparam a mesa: Vereadora de Curitiba, Giogia Prates (Mandata Preta), Vereadora Professora Josete, e o novo Superintendente Regional da Secretaria de Patrimônio da União no Paraná, Tadeu Drehmer Mello e Silva. Diversos outros representantes estiveram presentes na assembleia, incluindo o Deputado Estadual Renato Freitas e um representante do Deputado Estadual Professor Lemos.