Paz no Campo. SUDIS realiza maratona de reuniões em Ponta Grossa-PR com o acampamento Emiliano Zapata. 05/05/2021 - 12:19

Paz no Campo. SUDIS realiza maratona de reuniões em Ponta Grossa-PR com o acampamento Emiliano Zapata.

Na última segunda feira 03/05, os Assessores da SUDIS - Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna e Branco Silva estiveram no município de Ponta Grossa-PR representando seu Superintendente Mauro Rockenbach. Na ocasião realizaram uma série de reuniões dentre elas com o advogado Henrique Palero do Vale, Assessor da Prefeita Professora Elizabeth (PSD) e coordenador do Grupo de Trabalho da ESA pelo Município, acompanhado pelo Secretário de Governo, Sebastião Mainardes e do chefe do IAT – Instituto Terra e Água, Ivan Aluizio Loureiro, na pauta o acolhimento das famílias de trabalhadores rurais que moram na área da EMBRAPA, localizada no Município, área esta  que é forte candidata para instalação da sede da Escola de Sargentos das Armas do Exército - ESA.

Com o intuito de dar andamento às tratativas da instalação da ESA, foi instituído um grupo de trabalho com os diversos órgãos envolvidos dentre eles a SUDIS que representa o Governo do Estado e ficou com a responsabilidade de fomentar o diálogo com o acampamento Emiliano Zapata, que está localizado na área onde poderá ser instalada a ESA.

Na segunda etapa da sequência de reuniões da SUDIS em Ponta Grossa, os representantes estiveram com os coordenadores do acampamento Zapatta, participaram da reunião além dos assessores da SUDIS, o representante do MST Joabe Mendes, o vereador Guilherme Mazer e a coordenação do acampamento. Na ocasião informaram o andamento do processo e a organização a ser construída para o acolhimento das famílias em outra área.  A coordenação do acampamento acatou a proposta com devidas reservas, visto que as famílias estão na área já a quase 20 anos e contam com produção invejável na área.  Sem oposição ao projeto, demonstraram interesse em participar do processo de relocação das famílias, na sequência visitaram diversas áreas que produzem alimentos orgânicos para Ponta Grossa e região.

Participaram da reunião;

Coordenação da comunidade: