Paz no Campo e nas Cidades: SUDIS participa de Assembleia Pública em Pinhão. 12/05/2023 - 15:08

Na manhã desta quinta-feira (11), o Superintendente Roland Rotyna, da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS, participou do evento com a coordenação regional do MST, que organizou Assembleia Popular no centro da cidade de Pinhão, região Centro-Sul do estado do Paraná, sobre o complexo Zattar. O evento contou com a presença de centenas de lideranças: Quilombolas, Faxinalenses, trabalhadores Sem Terra, agricultores familiares e diversas autoridades das diversas instancias dos poderes executivo e legislativos municipal, estadual e federal, além do judiciário.

O evento foi organizado para chamar a atenção das autoridades, e da sociedade como um todo, para os conflitos impostos às famílias da região ao longo do tempo.

O superintendente do Incra do Paraná, Nilton Ferreira Guedes ressaltou a importância da SUDIS - Superintendência de Diálogo e Interação Social do Governo do Paraná, nos processos de mediação que vem realizando durante a gestão Ratinho Júnior. Ressaltou que despejos forçados, como o ocorrido na Comunidade do Alecrim em 2017, estão fora de cogitação, justamente por conta da mediação da SUDIS. Guedes se colocou à disposição de todas as comunidades do Paraná, afirmando que o Incra estará ao lado da reforma agrária de forma corajosa e enfrentando todos os problemas de terras no estado.

Roland Rutyna, superintendente da SUDIS destacou o trabalho da Comissão de Mediação de Conflitos do Paraná, coordenado pela SUDIS e informou a recém instauração do Grupo de Trabalho pelo Desembargador Fernando Prazeres, para discutir exclusivamente as questões de Pinhão. O GT terá a participação de todos os envolvidos nos conflitos do campo, e será coordenado pelo Desembargador Tito Campos de Paula. Ainda ressaltou a forma imparcial e transparente que vem tratando todos os conflitos de terra no estado.

Estiveram representados no evento, a Prefeitura Municipal de Pinhão, a Câmara Municipal de Pinhão, a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Paraná, o NUFURB da Defensoria Pública do Paraná, o Instituto Terra de Direitos, a Unicentro, o Incra do Paraná e a SUDIS do Governo do Paraná, além da Assessoria Jurídica Popular.