Paz no Campo e nas Cidades no segundo seminário com a Polícia Militar do Paraná. 24/06/2023 - 08:12

Além da honra em poder levar os movimentos sociais de luta por moradia e acesso à terra (MST, MTST, FNL e MPM) para comporem a mesa de debates que se apresentou para os oficiais do Curso de Gestão Estratégica de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Paraná, a SUDIS esteve novamente no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar na manha desta sexta feira (23), para saudar apresentar aos oficiais os palestrantes arrolados para o seminário do dia. Os debates entre os convidados e os oficias foram pautados nos mesmos princípios e objetivos da semana passada - a possibilidade de uma conversa franca e transparente entre agentes integrantes da força policial e o movimento LGBTQIA+, movimento negro e movimento estudantil. 

Este evento é mais um fruto da parceria entre a SUDIS e a PM e tem como objetivo a disseminação de conhecimentos sobre as questões que permeiam as lutas dos grupos identitários, além de promover uma oportunidade de socialização entre os movimentos sociais e as forças policiais.

Neste segundo seminário, os movimentos  sociais identitários foram os protagonistas, representados pelos palestrantes ali presentes, que foram convidados para apresentar as pautas do movimento, seus anseios, a história, sua organização, expondo suas realidades e demonstrando a importância das lutas identitárias, além de outras questões de interesse sobre o tema. 

As palestras do dia foram ministradas pela Dra. Nahomi Helena de Andrade, advogada, Mestranda em Direitos Humanos e membro do Coletivo Cássia; pelo  Sr. Leonardo Lima, referência dentro dos grupos do movimento estudantil; pela Sra. Mariana Chagas Lima, Presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas - UPES; pelo Sr. Lucas Siqueira Dionísio,  representando o movimento LGBTQIA+ e dirigente do Grupo Dignidade ; e pelo Dr. Valnei Francisco de França Filho - advogado antirracista e membro da Executiva da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores Paraná

Esse encontro entre as forças policias e os movimentos sociais, que tem a premissa de instituir um debate franco e verdadeiro, é inédito e demonstra vontade por parte da Polícia Militar em tratar as questões de conflitos de forma mais humanitária e como um problema social. Além disso, o objetivo do curso é o crescimento institucional da Corporação por meio de uma compreensão que só pode ser atingida através de conversas honestas e objetivas, entre pessoas sinceras com capacidade de ter empatia pelo outro.

Últimas Notícias