Prefeitura de Guarapuava inaugura Casa de Passagem Indígena. 24/10/2023 - 16:48

Nesta segunda-feira (23), foi inaugurada A Casa de Passagem Indígena de Guarapuava, um local de acolhimento para os povos indígenas, com um atendimento humanizado, respeitando os costumes, línguas, crenças e tradições.
O espaço, conta com 240 metros quadrados de área construída, com 3 banheiros acessíveis, 3 quartos, cozinha, lavanderia e amplo espaço para a convivência, um local para a exposição e venda dos trabalhos artesanais, oferecendo instalações físicas em condições adequadas de higiene, salubridade e segurança.

Com o objetivo de oferecer um espaço adequado para o acolhimento, intercâmbio cultural e potencialização da economia artesã da população indígena em trânsito no município,
Por meio de estudos realizados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), os territórios que serão atendidos com maior frequência envolverão os municípios de Manoel Ribas com o território de Ivaí, de Turvo PR o território de Marrecas, e da cidade de Nova Laranjeiras o território de Rio das Cobras.

Os dados foram levantados durante os últimos anos, devido às abordagens sociais, onde ficou comprovado que são os que mais se deslocam para Guarapuava para venda dos artesanatos. A secretária da Pasta, Elenita Lodi, comentou alegremente sobre a realização dessa que era uma demanda antiga para o município.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou “Quando a gente é candidato a prefeito de uma cidade do tamanho de Guarapuava, tem que ter compromissos de campanha, não é promessa, é compromisso de campanha. E hoje, nós estamos muito felizes estamos entregando este espaço que com certeza trará muitos benefícios a população indígena.

O Superintendente da SUDIS, Roland Rotyna, falou da importância de termos pessoas como o prefeito Celso Góes e sua equipe que não mediram esforços para entregar esta magnifica Casa de Passagem, a qual trará muitos benefícios a população indígena, também ressaltou o trabalho do governador Carlos Massa Ratinho Jr, que criou o Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná, pleiteado há quase 20 anos pelas comunidades indígenas paranaenses.

A cerimônia contou ainda com a apresentação cultural do grupo Gan Tãn de Canto e Dança do Território Indígena de Marrecas, município de Turvo. Estiveram presentes vereadores, secretários, servidores municipais e estaduais e integrantes da comunidade indígena.