Projetos do Paraná habilitados no Programa Minha Casa Minha Vida Entidades. 12/04/2024 - 10:24

O Programa Minha Casa, Minha Vida anunciou a seleção de mais 112,5 mil moradias nas modalidades Rural e Entidades, com um investimento previsto de R$ 11,6 bilhões. Essa iniciativa vai beneficiar mais de 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas, incluindo comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas, além de famílias organizadas por movimentos de luta por moradia. O foco está nos grupos mais vulneráveis, como mulheres chefes de família e moradores de áreas de risco. O anúncio foi feito em cerimônia realizada nesta quarta-feira (10/4) no Palácio do Planalto.

No âmbito do MCMV Entidades, foram selecionadas 443 propostas de 206 Entidades Organizadoras, ligadas aos movimentos de luta por moradia. Já no MCMV Rural, foram aprovadas 2.105 propostas, envolvendo 1.137 Entidades Organizadoras, que incluem não apenas movimentos de luta por moradia, mas também organizações de agricultores e trabalhadores rurais, bem como entidades públicas locais.

No estado do Paraná, foram habilitadas 1001 unidades distribuídas em projetos tanto para áreas urbanas quanto rurais, com propostas provenientes de entidades e movimentos populares por moradia, associações e órgãos públicos estaduais e municipais. Destacam-se municípios como São Miguel do Iguaçu, com 150 unidades e Medianeira com 120 habilitadas pela AMASMI - Associação de Interesse Social de São Miguel do Iguaçu, em Londrina, com 110 unidades habilitadas pela UMP PR - União por Moradia Popular Paraná e ADECOL - Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Londrina. Esses projetos se destacam como alguns dos maiores em termos de escala. Na tabela abaixo segue os dados do Programa Entidades 2024.

Maria das Graças, representante da SUDIS, destacou a importância da luta das entidades estaduais e municipais do estado para a habilitação dessas unidades. Lembrando que este trabalho foi desenvolvido pela Comissão de Apoio Habitacional da SUDIS, instituída para assessorar as entidades do movimento de moradia. O prazo para contratação das propostas selecionadas é de 180 dias, contados a partir da data de publicação da portaria, podendo ser prorrogado pelo Ministério das Cidades.

Projeto urbanos do MCMV Entidades no Paraná.  Por entidades promotoras e municípios:

- AMASMI - Associações de Habitação de Interesse Social de São Miguel do Iguaçu  e Região: Projetos em Cascavel 120, Medianeira 120 e São Miguel do Iguaçu 100 unidades;

- IDESS - Instituto de Desenvolvimento Econômico Setorial de São Miguel do Iguaçu e Região: Projetos dois em São Miguel do Iguaçu, com total de 50 unidades;

- AMFPM - Associação de Moradores a Força de Um Poder Maior do Paraná: Projetos em São José dos Pinhais com 48 e Cornélio Procópio com 26 unidades;

- AAMPB - Associação de Apoio a Moradia de Braganey e do Paraná: Projetos em Rondon, com 20 e Braganey com 30 unidades;

- ADECOL - Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina: Projeto em Londrina, com 48 unidades;

- UMP - União Por Moradia Popular do Paraná: Projetos em Cascavel 96, Londrina 100, Perobal 16, Tibagi 50 e Rio Bom 50 unidades;

- UMP PG - União Por Moradia Popular de Ponta Grossa - Projeto em Ponta Grossa, com 50 unidades.

- UMMAR - União de Moradores e Mutuários  de Apucarana e Região - Projeto em Califórnia, com 48 unidades.

Moradias na área rural:

Clevelândia Terra indígena Alto Pinhal - 27 und.
São Miguel do Iguaçu Terra Indígena Tekoha - 46 und.
Goixim - 50 und.
Palmital - 50 und.