REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E POLÍTICAS DE MORADIA. 24/07/2019 - 17:37

O crescimento populacional desordenado nos grandes centros urbanos, decorrente do desenvolvimento industrial após a segunda metade do século XX, caracterizou-se pelo contraste entre o avanço dos empreendimentos imobiliários e a segregação da população vulnerável socialmente nas regiões periféricas da cidade, evidenciando-se as relações sociais desiguais inerentes à sociedade moderna.

Diante destes fatos, construídos ao longo do tempo pelos governos e o mercado, hoje as cidades explodem em desigualdades e os governos atuais tem a responsabilidade social em encontrar alternativas e políticas públicas para resgatar centenas de milhares de famílias em vulnerabilidade e construir projetos de cidades modernas com a inclusão de toda a sociedade.

Com o objetivo de construção de uma política participativa na construção de um programa de moradia popular ao Governo do Paraná, a Superintendência Geral de Dialogo e Interação Social - SUDIS vem desenvolvendo uma série de ações para formatar uma proposta abrangente e autogestionária, parte desta construção foi à realização de debate realizado nesta quarta-feira (11/7), sobre a REURB – Lei federal 13.465 de 11 de julho de 2017, que trata da regularização fundiária para todo território nacional. E contou com a participação de especialistas como; Dr. Thiago Hoshino, mestre em Direito do Estado pela UFPR, membro do CAOP de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná e da consultora e engenheira civil Thânia Elvis Bana. O evento foi realizado na Escola de Governo, no Palácio Araucária.

A proposta já foi apresentada na Câmara Técnica do Conselho das Cidades do Paraná, que deverá ser objeto de outras reuniões e estudos por parte de seus integrantes e posteriormente levado ao plenário do CONCIDADES, que conta com toda a representação da sociedade organiza.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias