Reunião de Conciliação em Guaíra: Estratégias para Abordar Tensões Étnicas e Promover a paz na região 16/01/2024 - 10:32

Nessa segunda-feira, dia 15, a SUDIS, através do seu superintendente Roland Rutyna e do presidente do Conselho de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, Gustavo Mussi, participaram de importantíssima reunião de conciliação para tratar da tensão étnica em Guaíra. Reunião realizada pelo Cejusc do TJ Pr, realizada na 2° Vice Presidência, coordenada pelo Desembargador Fernando Prazeres.

Desde o dia 23 de dezembro houve uma escalada de violência na região, vitimando principalmente os awa guarani mas não somente.
É consenso que a questão fundiária é a prioridade, mas no momento tentamos contornar os riscos imediatos. Uma solução mais duradoura já está em curso, a mediação é fundamental para termos paz até alcançá-la.

Encaminhamento prioritário adotado pela reunião, a realização de visita técnica pelo conjunto dos participantes da reunião, sob a coordencao do Desembargador Fernando Prazeres, que é membro da Comissão Nacional de Soluções Fundiários do Brasil. A visita deverá ocorrer nesta sexta-ferira (19), nas comunidades atingidas pelos recentes conflitos.

Participaram da reunião o Des. Fernando Prazeres, Presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do TJPR
Dr. Alexandre Melz Nardes, Procurador da República
Drs. Júlio Kummer e José Alves Iegas da PF no Estado do Paraná
Srs. Roland Rutyna e Gustavo Mussi - SUDIS
Pe. Carlos Sosa - Diocese de Foz do Iguaçu
Pe. Nelton - Diocese de Toledo
Sr.  Eraldo Trento – Prefeito do Município de Guaíra, acompanhado do Procurador Municipal, o Dr. João Grecilo
Sr. Paulo Porto - Itaipu Binacional
Sra. Gabriela Langer - DPU
Dr. Klaus Kuhnen - Gerente Jurídico da FAEP
Francisco Nóbrega - MPI
Dra. Ana Caroline Silva Magnoni - Comissão Guarani Yvyrupa
Dr. Felipe Kamaroski e Sra. Clemilda Santiago - SEMIP
Dr. Olímpio de Sá Sotto Maior Neto e Dr. Rafael Moura – MPE
Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho – Consultor Jurídico
Sr. Ivan Bribis Rodrigues - Articulador dos Povos indígenas da Região Sul
Sr. Marciano Rodrigues – Articulador dos Povos Indígenas
Hamilton Serighelli – Representante do Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Paraná
Rodrigo Domingos Alves, Analista Judiciário, Assessor do Des. Fernando Prazeres.