Reunião na AMP para tratar do Marco Regulatório da Autogestão na Moradia. 08/02/2022 - 13:21

O Superintendente da SUDIS, Mauro Rockenbach acompanhado do coordenador de operações Roland Rutyna estiveram em reunião hoje terça-feira (08)  na Associação dos Municípios do Paraná  AMP, e foram recepcionados pelo Presidente  Junior Weillere o pelo Diretor de Projetos Lucas Echeverria, na pauta a realização de Audiências de Públicas sobre o Projeto de Lei 4216/2021, que trata do Marco Regulatório da Autogestão na Moradia, que tramita na Câmara dos Deputados Estaduais.

O Projeto de Lei que é de inciativa dos movimentos de moradia do Brasil e já tramita a algum tempo nas esferas parlamentárias e agora chega na etapa de realização de audiências públicas para a discussão sobre o tema. Até a data de hoje já temos marcadas cinco (5) Audiências públicas no interior do Estado, sendo a primeira em Cascavel, na câmara municipal em 18 de fevereiro com início às 19:00h e término as 21:00h.

O Superintendente Mauro Rockenbach fez um breve relato da modalidade de construção de moradias populares de autogestão, além de citar seus resultados, como por exemplo: obras de melhor qualidade e de maior dimensionamento, tendo como avanço o desenvolvimento das famílias que, ao participarem de todo o processo da produção dos projetos e da obra, adquirem respeito e pertencimento pela nova moradia, gerando diminuição significativa da venda ilegal e da inadimplência. Mauro também aproveitou a ocasião para pedir o apoio da AMP para divulgação das audiências públicas do Projeto de Lei que foi atendido de prontidão pelo presidente Júnior Weillere que se manifestou favorável ao apoio da AMP as audiências e na divulgação do Projeto de lei.

O evento em questão vem sendo organizado pelas seguintes organizações: Federação das Associações de Moradores do Paraná – FAMOPAR, Confederação das Associações de Moradores – CONAM, União Por Moradia Popular do Paraná – UMP, Movimento Nacional de Luta pela Moradia do Paraná – MNLM e Central de Movimentos Populares - CMP. Contando com apoio da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS, do Governo do Paraná.