SUDIS, CIEE e Porto de Paranaguá articulam projetos para jovens das Comunidades Tradicionais do litoral do Paraná. 11/02/2022 - 14:25

Na última quinta-feira, 10 de fevereiro, os assessores da SUDIS - Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social, Desireé Santiago e Rodriano de Souza, estiveram representando o Superintendente Mauro Rockembach e acompanhando representantes do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE) em visita de apresentação na Superintendência de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá.

A ideia da visita foi discutir a possibilidade de criação de projetos em conjunto com o Porto de Paranaguá para atendimento do CIEE à população das comunidades tradicionais da área de influência do Porto.

Durante a reunião, o Supervisor Regional do CIEE, Rodrigo da Rocha Natal, apresentou a grade de cursos e serviços prestados pela instituição, além de uma explicação de como são feitos os projetos.

Explicou que não são apenas para atender o público juvenil, mas sim para toda a família como, por exemplo, cursos ligados a melhora da apresentação em uma entrevista de emprego, ou até mesmo qualificação profissional, como corte e costura ou mecânica básica.

O Coordenador Operacional - DIRAMB do Porto, Pedro Pisacco Pereira Cordeiro, salientou que o trabalho junto as comunidades deve ser feito com certo cuidado, pois é de interesse da população que suas tradições e características sejam mantidas e que os jovens possam ter a oportunidade de permanecer junto às suas comunidades.

Foi sugerido pelos representantes da SUDIS, a criação de um programa de Menor Aprendiz em parceria do CIEE e o Porto de Paranaguá envolvendo exclusivamente jovens das comunidades tradicionais, a ideia é criar um projeto em que o jovem seja um agente transformador na própria comunidade sem deixar suas raízes e tradições de lado.

O próximo passo é que sejam cruzados os cursos oferecidos pelo CIEE com os anseios e necessidades das populações na área de influência do Porto para adequação e possível criação de novos cursos especificamente voltados às comunidades tradicionais do litoral.