SUDIS E MINISTÉRIO PÚBLICO VISITAM ACAMPAMENTO CIGANO. 24/07/2019 - 15:31

A convite do Promotor de Justiça das Comunidades de Curitiba Dr. Régis Rogério Vicente Sartóri, a SUDIS representada por Lyana Bacil, Coordenadora Geral e Joseli Collaço, Assessora da Coordenação de Acolhimento e Mobilização juntamente com a União Cigana do Brasil representada por Nardi Casanova e Weverton Passos (conselheiros – CONSEPIR) realizaram uma visita técnica no acampamento cigano situado às margens da BR 376, Jardim Gabineto Curitiba. A comitiva foi recebida pelo Sr. Vinícius Nogueira, Chefe Cigano do acampamento que apresentou algumas demandas urgentes da comunidade como documentação para as crianças, muitas delas estão fora da escola por falta da certidão de nascimento. O acampamento existe há 23 anos e atualmente conta com 10 famílias vivendo no local.
O Promotor das Comunidades Dr. Régis juntamente com a Coordenadora Geral da SUDIS, Lyana Bacil, comprometeu-se em atender imediatamente os pedidos referentes a certidões de nascimentos e encaminhamentos escolares das crianças.
Cleusa Sores ou Cigana Calin, em nome de todos os ciganos, agradeceu a presença de todos e ressaltou que muitas vezes o cigano é uma nação que passa despercebida perante os olhos dos governos municipais, estaduais e federal. Nardi Csanova da União Cigana do Brasil reiterou a importância de infraestrutura em todos os acampamentos ciganos, Lyana Bacil reafirmou que a SUDIS está à disposição, e que o diálogo permanente com todos os povos e principalmente com as minorias, com aqueles que não tem ‘voz’ é a determinação do Governador Ratinho Junior.