SUDIS Participa em Visita Técnica da Comissão de Soluções de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná na Vila Esperança, Curitiba 22/02/2024 - 11:18

Na última quarta-feira dia 21, a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) esteve representada pelos assessores Maria da Graça, Joseli Colaço e Elio Andrade durante uma visita técnica realizada pela Comissão de Soluções de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná. A área em questão é a Vila Esperança, localizada no bairro Atuba, em Curitiba, que está atualmente em litígio e envolve, em média, 35 famílias, sendo que quatro delas estão enfrentando o processo de reintegração de posse movido pela Prefeitura de Curitiba. A justificativa alegada é a necessidade de abrir uma rua no local das residências.

É importante ressaltar que estas famílias residem no local há mais de 30 anos, formando uma comunidade consolidada, com infraestrutura regularizada, incluindo água, luz, pavimentação, e até mesmo comércio que detém alvará de funcionamento emitido pelo município, tudo dentro dos parâmetros legais.

Durante a visita, a Comissão de Soluções de Conflitos Fundiários do TJPR, representada pelo Desembargador. Fernando Prazeres acompanhado pela Desembargadora Ana Claudia Finger, Vanessa Dorada (servidora), Ana Priscila (estagiária) e Luany Azolin (servidora), junto ao Ministério Público representado pela Promotora Laís Letchacovski, Jennifer Pugsley Sotto Maior (assistente social MPPR-CAEX), Laura Schlichta de Gouveia (estagiária serviço social MPPR CAEX) e Jessica Bassetti Pereira (assessora de promotor), buscou entender a situação e relatar as informações nos autos, visando a mediação entre as partes envolvidas.

A próxima etapa incluirá a convocação da Prefeitura para uma audiência, buscando um possível acordo que atenda aos interesses das famílias e do município.