SUDIS REALIZA EVENTO DE APRESENTAÇÃO DO MAPA INTERATIVO DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ. 11/12/2023 - 18:04

Nesta segunda-feira (11), no Gabinete de Gestão de Informações – GGI, 2º andar do Palácio Iguaçu, ocorreu o evento de apresentação do Mapa Interativo dos Conflitos Fundiários do Estado do Paraná, projeto nascido da parceria entre a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS e o Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas da Defensoria Pública do Estado do Paraná – NUFURB.

Conforme destacado pelo Superintendente da SUDIS, Roland Rutyna, o Mapa Interativo dos Conflitos Fundiários é concebido como uma ferramenta abrangente e em constante evolução. Ele integra, em um único local, informações outrora disponíveis em múltiplas bases de dados, oferecendo um panorama completo da situação em que se encontra o Estado do Paraná no que tange aos conflitos possessórios coletivos, viabilizando o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para o tema.

Estiveram presentes no evento o Dr. João Victor Rozatti Longhi, Coordenador do NUFURB; o Coronel Jean Rafael Puchetti Ferreira, representando o Secretário-Chefe e o Diretor-Geral da Casa Civil; o Desembargador Fernando Prazeres, Presidente da Comissão de Soluções Fundiárias e 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná - TJ-PR; a Dra. Mariana Carvalho Waihrich, Procuradora-Chefe do Patrimônio do Estado do Paraná; Dr. Olympio de Sá Sotti Maior Neto e Dra. Aline Bilek Bahr, do MP-PR; o Sr. Mauro Rockenback, Assessor Especial do Gabinete do Governador; e o Vereador Dalton Borba, Presidente da Frente Parlamentar de Estudos sobre Regularização Fundiária da Câmara Municipal de Curitiba.

A apresentação contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa – SEMIPI, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB, da Secretaria de Estado da Administração e Previdência – SEAP, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, da Secretaria de Estado das Cidades – SECID, da Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR, do Instituto Água e Terra – IAT, da Agência de Fomento do Paraná, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – ALEP, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e da Coordenação de Mediação dos Conflitos Fundiários da Polícia Militar do Paraná – CORTERRA.

Desenvolvido pela equipe de geoprocessamento da Celepar, o Mapa Interativo dos Conflitos Fundiários do Estado do Paraná pode ser acessado através do seguinte link: https://sudis.mapas.pr.gov.br/.