SUDIS acompanha visita técnica da Comissão de Soluções Fundiárias do TJ-PR - CSF-TJP em Curitiba 03/10/2023 - 08:23

Nesta segunda-feira (02), a assessora da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social - SUDIS e Secretária Executiva da Comissão de Mediação de Conflitos Fundiários do Estado do Paraná - CMCF, Roberta Zambenedetti, e o assessor Wilson Dombrovski acompanharam a visita técnica da Comissão de Soluções Fundiárias do TJ-PR - CSF-TJPR em uma área localizada no bairro Cajuru, em Curitiba.
A inspeção foi conduzida pelo Presidente da CSF-TJPR e 2° Vice-Presidente do Tribunal, o Excelentíssimo Desembargador Fernando Prazeres, auxiliado pelo membros da Comissão, Rodrigo Alves e Karina Gubaua. Inicialmente foram feitas apresentações aos moradores da Comunidade denominada Vila Oeste que se reuniram para ouvir as explicações dos motivos pelos quais foi requerida a intervenção da CSF-TJPR no processo judicial que tem por objeto a área e quais os procedimentos adotados, bem como os próximos passos. Após as falas iniciais foi permitido que os ali presentes pudessem fazer perguntas com as dúvidas que porventura tivessem e que fossem relacionadas ao caso.
Posteriormente, a comunidade foi apresentada às autoridades e representantes de órgãos publicos pelo Presidente da Associação de Moradores, Sr. Paulo Valdeci Gonçalves, que os levou pelas ruas contando a história do local, comentando sobre as mudanças através dos anos e sobre as esperanças dos moradores em relação as suas moradias. A comunidade teve início nos anos 80 e é objeto de um conflito que perdura há aproximadamente 30 anos, contando com famílias que já estão no local há 3 gerações e que possuem não só uma ligação material com a área, mas uma conexão sentimental, vez que muitos cresceram ali ou criaram suas famílias ma região.
Além dos membros da SUDIS e da CSF-TJPR, também acompanharam o ato o advogado da Associação de Moradores, Dr. Caludinei; o Promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná - MP-PR, Dr. Regis Rogério Vicente Sartori; a Sra. Rosane Nunes Zana, representando a Fundação de Ação Social de Curitiba - FAS; a Sra. Ariadne Alcântara pela FAS Cajuru; e a Sra. Josiane Marques representante da Companhia de Habitação Popular de Curitiba - COHAB.