SUDIS e Representante do Ministério Público Discutem Cooperação em Projeto do Mapa dos Conflitos Fundiários do Estado do Paraná. 07/02/2024 - 15:49

Servidores da SUDIS e Representante do Ministério Público Discutem Cooperação em Projeto do Mapa dos Conflitos Fundiários do Estado do Paraná
Em uma reunião realizada nesta quarta-feira, 07 de fevereiro de 2024, servidores da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do Governo do Estado do Paraná (SUDIS) se encontraram com Alexandre Pedrozo, chefe da Divisão de Informações Estratégicas do Ministério Público do Paraná (MPPR), para discutir o Mapa dos Conflitos Fundiários do Estado do Paraná.
O encontro, ocorrido na sede da SUDIS, teve como objetivo principal apresentar o projeto do Mapa dos Conflitos Fundiários ao representante do Ministério Público e explorar as possibilidades de cooperação futura entre as duas entidades. O projeto em questão, originado da colaboração entre a SUDIS e o Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB) da Defensoria Pública do Estado do Paraná, visa mapear e analisar os conflitos fundiários no estado, questão de grande relevância social e econômica.
Durante a reunião, foram discutidos os detalhes técnicos do projeto, bem como os principais desafios enfrentados na identificação e resolução dos conflitos fundiários. A equipe da SUDIS destacou a importância da colaboração entre o governo estadual e o Ministério Público para o sucesso do projeto, enfatizando a necessidade de uma abordagem integrada que envolva diferentes órgãos e entidades.
A presença de Alexandre Pedrozo na reunião sinaliza um interesse do Ministério Público em apoiar e colaborar com a iniciativa, reconhecendo sua importância estratégica para a promoção da justiça social e o desenvolvimento sustentável no Paraná. A reunião estabeleceu as bases para uma cooperação contínua e efetiva entre a SUDIS e o MPPR, com expectativas de contribuições significativas para a política fundiária do estado.
Uma primeira versão do Mapa de Conflitos Fundiários, desenvolvida por servidores da SUDIS, já está disponível para consulta pública através do seguinte link: https://sudis.shinyapps.io/Conflitos-Fundiarios/.