SUDIS faz reunião com autoridades no município de Tamarana. 04/05/2022 - 11:56

Nesta terça-feira, 03 de maio, os assessores da Sudis Denis Denilto, Ana Claudia Holleben e Raul Camargo reuniram-se com várias autoridades no município de Tamarana, incluindo a  Prefeita Luzia Sazukawa, os Secretários Isadora Castilho Batista, de Assistência Social, Rafael Silva do Nascimento, de Educação e Cultura e Esportes, Yoshikazo Uno, de Educação e Cultura e Esportes, Vice-prefeito João Batista Pereira, Cacique Natalino, liderança Vanderlei, Marcos Cavalheiro, da Funai, vereadora Lu Oliveira da cidade de Londrina e assessores Tânia e Ederson Roman.

A reunião foi realizada para tratar de assuntos referentes a atendimento básico a comunidade indígena, bem como, atendimento a comunidade em itinerância deste território Indígena. Foram discutidos projetos de estruturação e desenvolvimento da comunidade local, e a efetivação e manutenção da casa intinerante indígena em Londrina.

A acolhida foi feita pela prefeita Luzia que acentuou a importância da comunidade indígena para cidade de Tamarana e a preocupação da sua gestão em atender integralmente as demandas dessa população, segundo suas possibilidades administrativas. Apresentou sua equipe de gestão e passou a palavra ao professor Denis, que também é presidente do Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais do Estado.

O presidente do GT salientou que o superintendente Roland Rutyna enfatiza que a expertise da Sudis é o diálogo e, por esse caminho, envolvendo os municípios, a comunidade, o Governo do Estado e a união, nesse momento com a Funai como órgão interlocutor, podemos chegar a um conjunto de ações que apontam para atenção emergencial.