SUDIS participa de Oficina de Planejamento Participativo do Incra Impulsiona Desenvolvimento no Paraná 10/04/2024 - 11:52

Nos dias 8 e 9 de abril, o auditório da sede do Incra, em Curitiba/PR, foi palco da Oficina Regional de Planejamento Participativo do Incra Paraná. O evento contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil, movimentos sociais, lideranças quilombolas, parlamentares e cooperativas. O objetivo central foi elaborar um plano de ação de curto prazo e estabelecer prioridades para os próximos três anos, tudo com uma participação ativa da comunidade.
A oficina dividiu os participantes em quatro grupos temáticos: desenvolvimento de assentamentos, obtenção/cadastramento de famílias, questões quilombolas e regularização fundiária. Com o auxílio de facilitadores, incluindo servidores do Incra Sede e de outras superintendências, as discussões foram produtivas e resultaram em propostas concretas.
Destaca-se também a participação remota do diretor de Gestão Estratégica do Incra, Gustavo Souto de Noronha, e do Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna. Além da participação de entidades como Fecoqui e Terra de Direitos, assim como gestores regionais de órgãos como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ibama.
O apoio político também foi significativo, com parlamentares como o deputado federal Welter e os estaduais Goura, Professor Lemos e Luciana Rafagnin, manifestando suporte às demandas dos servidores. A presença de representantes das universidades federais e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) complementou a diversidade e relevância das discussões realizadas durante a oficina.