SUDIS participa de audiência pública sobre PL de Autogestão em Moradia na Câmara municipal de Campina Grande do Sul. 09/06/2022 - 15:18

Nesta última quarta-feira, os assessores da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social – SUDIS, Maria das Graças, Claldir Nowotny, Joseli Collaço e Orlando Bonette, participaram da audiência pública na câmara de vereadores do município de Campina Grande do Sul, sobre o projeto de Lei 4216, (PL da Autogestão), que tramita na Câmara dos Deputados Federais, e trata sobre a construção de moradias sobre a modalidade de autogestão.

Durante a Audiência o projeto foi debatido com os representantes de associações e a comunidade presentes, posto que tal projeto de lei é de grande importância para ajudar a resolver o problema do déficit habitacional no município principalmente para as comunidades mais necessitadas

Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: representando o prefeito, Bihl Zanetti, o chefe de gabinete Renato Machado (Machadinho), o vice-presidente da câmara Professor Felipe Veiga, a vereadora Nilceia Falavinha, o diretor geral Jhonathan Chagas, e Michael Cavalli do jurídico e Luciane Nowotny, diretora pedagógica.

O antropólogo e sociólogo Mauro Rockenbach, representante da União por Moradia Popular do Paraná, falou sobre a importância deste projeto, é uma forma de construção de moradias em que as famílias possuem maior poder de decisão no projeto e participam de todo o processo até a construção. “É a dignidade das famílias quando tem sua própria casa” finalizou Rockenbach.

Maria das Graças, afirma que a moradia é um bem comum, que não pode ser tratada com uma mercadoria, é de extrema importância aprovação do PL da Autogestão para garantir a sustentabilidade financeira, garantindo a desburocratização para o acesso à moradia para famílias mais vulneráveis.