SUDIS participa de visita técnica na ocupação Dom Helder Câmara, em Paiçandu. 15/04/2024 - 10:19

Na manhã da ultima sexta-feira (12/4), a Comissão de Soluções de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná, coordenada pelo desembargador Fernando Prazeres, realizou uma visita à ocupação urbana Dom Helder Câmara, em Paiçandu.

O objetivo da visita, que contou com a presença de diversas lideranças e autoridades, incluindo a Associação dos Magistrados do Paraná (AMP), a Prefeitura Municipal e a Câmara de Paiçandu, a Defensoria Pública do Paraná, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e representantes dos proprietários da área, foi iniciar o processo de audiências para conciliação envolvendo todos os interessados nos processos.

Roland Rutyna, superintendente da SUDIS, representou o governo do Paraná durante a visita técnica e participará das futuras negociações, que serão organizadas pela comissão do Tribunal de Justiça do Paraná.

A ocupação teve início em 06 de janeiro de 2023, quando famílias sem teto de Paiçandu e de diversas regiões do estado se instalaram no local. O que chama a atenção é a presença significativa de imigrantes: de acordo com dados da UEM, 53 das 240 famílias são imigrantes, em sua maioria venezuelanos. O acampamento é composto por 6 torres, com 7 pavimentos cada, e a obra ficou abandonada por mais de 10 anos.