SUDIS participa do Seminário de Habitação de Interesse Social em Ponta Grossa 22/04/2024 - 07:00

A Superintendência de Diálogo e Interação Social (SUDIS), do governo do Estado do Paraná, participou do I Seminário de Capacitação em Habitação de Interesse Social e Direito à Cidade, realizado entre os dias 19 e 20 de abril no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A abertura do evento contou com a palestra magna “Direito à Moradia e à Cidade”, conduzida pelo juiz de Direito Dr. José Augusto Guterres, representando a Comissão de Soluções de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Durante sua fala, Dr. José Augusto abordou a atuação da mencionada Comissão, que tem se tornado uma referência em todo país através do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Durante o seminário, foram compartilhadas experiências de autogestão de moradia no município de Cornélio Procópio, acompanhadas da apresentação do novo Programa Minha Casa Minha Vida Entidades – MCMV Entidades. A assistente social Neuza Ferreira da Silva, responsável pela condução desse debate, enfatizando o método construtivo em autogestão e a legislação no qual se baseia.

A última sessão do evento contou com a presença de Roland Rutyna, superintendente da SUDIS, ao lado do Dr. João Victor Longhi, coordenador do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas da Defensoria Pública do Estado do Paraná (NUFURB-DPEPR), e de João Alfredo Horst, Superintendente de Habitação de Ponta Grossa. Juntos, eles ministraram a palestra “REURB S – Cidade Legal e Inclusiva”, ressaltando o trabalho conjunto da SUDIS e da Defensoria Pública na busca por soluções pacíficas para os conflitos fundiários, urbanos e rurais, no Paraná.

Além do superintendente da SUDIS, o governo do Paraná também esteve representado por Orlando Bonete, da Secretaria das Cidades (SECID), que apresentou o roteiro e os critérios para realização das Conferências das Cidades, reforçando a importância da participação social nos eventos programados para 2024.

No encerramento do evento deste sábado (20), foi apresentada a Carta de Ponta Grossa, resumindo os pleitos dos movimentos de moradia urbana e rural. Organizado pela União Por Moradia Popular de Ponta Grossa (UMP PG), sob a liderança de Gerverson Tramontina Silveira, presidente da entidade, e pelo Dr. Edson Clemente de Souza, coordenador do GEUR da UEPG. Destaca-se que a UMP PR conquistou a aprovação para a construção de 50 moradias na cidade, pelo programa PMCMV Entidades, a serem erguidas sob autogestão.

 

Últimas Notícias