SUDIS participa do evento "Jogos Indígenas - KANHGÁG ÀG TY ÃJAG JOGO VEM KE" em Londrina. 05/06/2023 - 13:42

Londrina, Paraná - A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), órgão do Governo do Paraná, marcou presença no evento dos Jogos Indígenas - KANHGÁG ÀG TY ÃJAG JOGO VEM KE, que ocorrem nos dias 03 e 04 de junho de 2023 na cidade de Londrina.

Essa iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Esportes, sob o comando de Hélio Wirbiski, em parceria com a Prefeitura de Londrina, Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial e a SUDIS, lançaram neste sábado o projeto “Jogos de Aventura e Natureza”, que oferece uma rica programação centrada em jogos tradicionais, apresentações culturais e exposição de artesanatos produzidos por artistas indígenas.

O evento é resultado de um projeto contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina. A proposta engloba a participação de diversas comunidades indígenas, incluindo a Aldeia Água Branca, a Apucaraninha e outras etnias convidadas de diferentes estados do país. O Aterro do Lago Igapó servirá como palco para o desenvolvimento de 10 modalidades de jogos tradicionais indígenas, além das demais atividades previstas para o evento.

O superintendente Roland Rutyna, da Superintendência de Diálogo e Interação Social - SUDIS, do Governo do Paraná, expressou sua satisfação e apoio ao evento, destacando a importância de valorizar e preservar a cultura indígena. “Os Jogos Indígenas são uma oportunidade importante para celebrar a rica diversidade cultural dos povos indígenas do Paraná e do Brasil. A SUDIS está comprometida em promover o diálogo intercultural e o respeito às tradições, reconhecendo a importância de eventos como esse para fortalecer a identidade dos povos tradicionais e promover a inclusão”, afirmou Rutyna.

O projeto conta com o apoio do VARÊ - Centro de Referência, Memória e Cultura Indígena Kaingang, da produtora cultural PÁ! Artística, da Prefeitura Municipal de Londrina, da Diretoria de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial do Governo do Paraná, além da Secretaria Estadual do Esporte. A participação da SUDIS nesse evento reforça seu compromisso em valorizar e apoiar as iniciativas culturais indígenas, reconhecendo a importância de preservar e promover a diversidade cultural em todo o Paraná.

Prestigiaram a abertura dos jogos o secretário Hélio Wirbiski, o prefeito Marcelo Belinati, a secretária Leandre Dal Ponte, o diretor geral da Casa Civil, Dr. Luciano Borges, Roland Rutyna da SUDIS, a prefeita de Tamarana Luzia Suzukawa, entre outras lideranças e autoridades.

Segundo Hélio Wirbiski o projeto não para aí, deve percorrer todo estado do Paraná.