SUDIS promove ato de assinatura entre CASLA e Órgãos Estaduais 25/11/2019 - 15:55

SUDIS promove ato de assinatura de acordos de cooperação entre CASLA e Órgãos Estaduais

Aconteceu na tarde da última quarta-feira (20/11) no Palácio Iguaçu ato para assinatura de acordos de cooperação entre a CASLA - Casa Latino Americana, o Ministério Público do Paraná, a Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e a Superintendência de Dialogo e Interação Social. O Evento aconteceu por intermédio do Superintendente da SUDIS, Mauro Rockenbach que foi um dos cofundadores da CASLA. Para o Superintendente estes acordos assinados neste dia representam a essência do atual governo do Paraná, que busca a aproximação e o diálogo entre a sociedade civil organizada e os órgãos governamentais. Mauro lembrou que a Casa Latino Americana desde sua fundação vem desempenhando importante papel na sociedade Paranaense, oferecendo acolhimento e desenvolvimento social por meio de cursos para toda a população que os procuram, além de promover a cultura latino americana por meio de oficinas de música e artes.

O objetivo dos acordos assinados é a adesão voluntária dos envolvidos ao Parlamento UNITINERANTE - Universidade Itinerante dos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e o Bem Viver, que tem como propósito o fortalecimento do diálogo e empreender projetos de promoção do desenvolvimento local e regional, de cunho econômico e socioambiental, em comunidades rurais e urbanas em situação de instabilidade no Paraná.

O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Nicolas Floriani, que atua como coordenador do Parlamento UNITINERANTE, explica que a partir deste Acordo de Cooperação serão viabilizados projetos-pilotos em 11 comunidades rurais tradicionais (quilombolas, faxinalenses e caiçaras) de oito municípios, localizados no Litoral e nas regiões dos Campos Gerais, Oeste do Paraná, e Vale do Ribeira, no Leste do Estado.

Segundo ele, o intuito é promover novos arranjos institucionais com base em três eixos de atuação: patrimônio cultural, práticas integrativas e complementares da promoção da qualidade de vida e do meio ambiente e desenvolvimento local e economia solidária. “Acreditamos que o engajamento é essencial para fortalecer essa proposta inovadora, a fim de estabelecer e consolidar mecanismos democráticos em que todos os atores tenham participação e voto na decisão de projetos e ações conjuntas para o bem viver comunitário”, salientou o professor Nicolas.

Para o Superintendente da SETI, Aldo Nelson Bona, por meio dessa parceria as sete universidades estaduais assumem, juntamente com a SETI, o compromisso de intensificar a atuação de extensão e pesquisa, a partir de demandas das comunidades dos seus entornos. “A ideia é que nossas instituições de ensino superior sejam mais efetivas e transformadoras das realidades locais e regionais, a partir de demandas apresentadas pelas comunidades”, afirmou o superintendente Aldo; ratificando a orientação do Governador Ratinho Júnior, no sentido de criar condições em favor daqueles que mais necessitam das ações do Estado.

O Representante do MP-PR, Desembargador Olympio de Sa Sotto, colocou que um dos pontos mais importantes deste acordo de cooperação firmado é o acesso destas comunidades as políticas públicas e aplicadas pelo Governo do Estado do Paraná; principalmente quando se trata de crianças e adolescentes que, ainda nos dias de hoje, em alguns pontos do Estado vivem em situação de vulnerabilidade, afirmou o Procurador.

Para a Presidente da CASLA, Gladys Reneé de Souza Sanchez, o que há de mais importante no evento de hoje é o trabalho em conjunto entre o Governo do Estado e as organizações sociais em benefício das comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade, e até mesmo isoladas do contato do Governo. "Hoje avançamos muito pois a Universidade começa a mudar, era necessário que alguém visse qual é o papel da Universidade, que também é realizar o desenvolvimento sustentável da sociedade e que através do envolvimento de atores como a SUDIS e o MP-PR  podemos lutar por estas mudanças tão importantes na nossa sociedade”, completou Gladys.

SUDIS promove ato de assinatura entre CASLA e Órgãos Estaduais