SUDIS recebe INCRA, FETAEP e liderança de posseiros da Fazenda Morungava 31/10/2023 - 22:09

SUDIS recebe INCRA, FETAEP e liderança de posseiros da Fazenda Morungava

Na manhã desta terça-feira (31) o Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna, e a Secretária-Executiva da Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários e Coordenadora do programa Paz no Campo, Roberta Zambenedetti, receberam representantes do Instituto de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná - FETAEP e a liderança da Comunidade Palmirinha, integrada por posseiros residentes da área conhecida como Fazenda Morungava, localizada no município de Sengés. 

O objetivo da reunião foi retomar as negociações referentes a área, com a finalidade de legitimação da posse das famílias de posseiros que residem na região há, segundo relatos da liderança da comunidade, cinco gerações. Alcançar este resultado só é possível com a presença do INCRA, órgão responsável por titular os moradores, realizando o assentamento adequado das famílias que lá produzem. Com esse objetivo em mente, a SUDIS convocou esse encontro que contou com a presença do Dr. Clodoaldo Gazola, integrante do corpo jurídico da FETAEP; do Sr. Antonio C. Cordeiro, Chefe de Governança Fundiária do INCRA, e do Sr. Luciano Guimarães, da Assessoria Técnica de Regularização Fundiária do Instituto; e da Sra. Mariza Ferreira da Silva, liderança das famílias de posseiros da Comunidade Palmirinha. 

Ao final do encontro, ficou estabelecido entre os presentes sobre a necessidade de mediação do conflito, processo que ficará sob responsabilidade da SUDIS e que irá envolver os posseiros, o INCRA e a Advocacia Geral da União - AGU, objetivando o assentamento definitivo das famílias na área e a promoção de seus direitos humanos básicos, trazendo enfim cidadania e tranquilidade jurídica às famílias, além de um maior espaço para produção agrícola já existente na região.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias