A Sudis ficará responsável pelo diálogo com as comunidades de assentamentos por onde passará a nova ferrovia. 17/06/2021 - 16:57

Na manhã desta quinta-feira (17) a Coordenadora Institucional Lyana Bacil e os assessores Desiree Barbosa e Rodriano Santos tiveram uma reunião com integrantes da equipe Nova Ferroeste Juliano Rodrigues e Mirella para alinharem a participação da Sudis no projeto. A Sudis ficará responsável pelo diálogo com as comunidades de assentamentos por onde passará a nova ferrovia, com o objetivo de reduzir o impacto negativo da construção nessas comunidades.

Estão sendo realizados estudos técnico-operacionais, econômico-financeiros e ambientais para a estruturação do projeto. 

A nova ferrovia será composta por dois trechos ferroviários: Trecho 1 - Guarapuava ao Porto de Paranaguá, no Paraná (concessão estadual). O artigo 21 da Constituição Federal diz que só é concessão federal os serviços que ultrapassam os limites estaduais ou liguem portos às fronteiras; Trecho 2 - Dourados, no Mato Grosso do Sul, a Guarapuava, no Paraná (a subconcessão federal deste segmento já é da Ferroeste).

Nesta primeira fase do projeto estão sendo realizadas de reuniões do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário com prefeitos dos municípios abrangidos pelo projeto da Nova Ferroeste.

A expectativa da equipe é que os estudos de viabilidade sejam finalizados em setembro e os estudos de impacto ambiental em novembro. Com isso, a ideia é colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores do Brasil (B3), com sede em São Paulo, logo na sequência. O consórcio que vencer a concorrência será também responsável pelas obras. O investimento estimado é de R$ 25 bilhões.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias