Superintendente-Geral de Diálogo e Interação Social Roland Rutyna participou de evento acadêmico da Universidade Federal do Paraná – UFPR. 20/10/2022 - 21:57

Na manhã desta terça-feira (18/10) o Superintendente-Geral de Diálogo e Interação Social Roland Rutyna participou de evento acadêmico da Universidade Federal do Paraná – UFPR, organizado pelo Centro de Estudos da Constituição (CCONS – UFPR) e a Terra de Direitos, que teve o objetivo de levar ao público acadêmico as reflexões e experiências dos atores do sistema de prevenção, mediação e solução de conflitos fundiários coletivos no estado.
Em uma primeira mesa foram apresentados os resultados da pesquisa realizada pela Terra de Direitos e a UFPR sobre a Resolução n° 10/2018 do CNDH, pela Dra. Daisy Ribeiro e a mestranda da UFPR Julia Bonnet. O Superintendente compôs a segunda mesa “A proteção dos direitos humanos em conflitos fundiários no Estado do Paraná”, na qual os palestrantes expuseram como cada órgão se coloca nos casos de conflitos fundiários, chamando atenção para os avanços que o tema vem apresentando, contando com a articulação de todos os órgãos envolvidos em busca de solução. Ressalta-se ainda a fala do Superintendente Roland Rutyna, que destacou o fato de o Paraná ser pioneiro na busca pela mediação dos conflitos fundiários de forma interinstitucional e baseada no diálogo, servindo de modelo para articulação em outros estados brasileiros.
Além do Superintendente, compuseram a mesa atores do sistema de justiça e do legislativo como João Victor Rozatti Longhi – Defensor Público do Estado e Coordenador do NUFURB, José Augusto Guterres – Juiz de Direito e mediador do CEJUSC Fundiário do Tribunal de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior – Coordenador do CAOP de Direitos Humanos do Ministério Público, Aline Bilek Bahr – Coordenadora do CAOP de Meio Ambiente do Ministério Público e Thaíz Diniz – Comissão de Direitos Humanos da ALEP.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias