Superintendente Roland Rutyna participa de Reunião com o novo Superintendente do INCRA no Paraná. 15/02/2023 - 11:55

Nesta quarta-feira (14) o Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna, e a Secretária-Executiva da Comissão de Conflitos Fundiários do Estado do Paraná - CMCF, Roberta Zambenedetti, fizeram uma visita ao novo Superintendente Regional Substituto do Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, Nilton Bezerra Guedes, para lhe dar as boas-vindas e parabenizá-lo pelo novo cargo. O encontro também contou com a presença da Conciliadora da Câmara de Conciliação Agrária do INCRA/PR e representante do órgão na CMCF, Josiane Santos.

Apresentados os votos de sucesso ao novo dirigente, os representantes de ambos os órgãos aproveitaram a reunião para discussão de tópicos relevantes sobre conflitos fundiários no Paraná. Os presentes abordaram temas referentes à organização da Comissão Estadual de Conflitos Fundiários, presidida e coordenada pela SUDIS, e à Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – CCF/TJ-PR. 

O superintendente Geral expôs a necessidade de atenção e participação efetiva do INCRA nos processos, além de destacar a importância do retorno das atividades com essa nova gestão, visto que nos últimos anos houve uma diminuição significativa na atuação do órgão. 
Durante a reunião também foram discutidos casos de conflitos fundiários de grande complexidade, tais como o Acampamento Capão do Cipó no município de Castro, o Complexo Cajati em Cascavel, a Fazenda Brasileira na região de Ortigueira, a Fazenda Morungava em Sengés, a Fazenda São Paulo no município de Barbosa Ferraz, entre outras. 

Ao final do encontro o Superintendente Regional, Nilton Guedes, agradeceu a visita e indicou a necessidade de novas reuniões com os representantes da SUDIS para o início de tratativas conciliatórias e para discussões mais aprofundadas sobre os conflitos mais graves. Expressou ainda que é necessário buscar alternativas que visem soluções pacíficas para os processos com ordens de reintegração de posse e despejo no Estado do Paraná.

Últimas Notícias