VI Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional em Foz do Iguaçu: Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a Fome e Garantir Direitos 10/11/2023 - 13:43

A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social - SUDIS, do Governo do Paraná,  representada pelo seu assessor Timóteo Campos,  marcou presença na VI Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Foz do Iguaçu, entre terça-feira (7) e quinta-feira (9). O evento, que teve como tema “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a Fome e Garantir Direitos”, destacou iniciativas bem-sucedidas em nível estadual e reuniu aproximadamente 500 representantes de todas as regiões do Estado.

Na abertura, o Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ressaltou a contribuição significativa do Paraná na construção de políticas sólidas na área de segurança alimentar. Ortigara enfatizou o crescimento contínuo do investimento estadual nesse setor e a evolução nas áreas de cooperação, associativismo e produção de alimentos orgânicos.

"A Conferência tem o desafio de construir um consenso entre as demandas urgentes e prioritárias da segurança alimentar, e levar contribuições relevantes para Brasília. É importante que cada um faça sua parte, municípios, estados, União, sociedade civil", enfatizou o secretário.

Durante a conferência, diversas propostas foram debatidas e aprovadas, e serão levadas para a Conferência Nacional em dezembro, em Brasília. O estado do Paraná, neste contexto, apresenta ações significativas no combate à fome e promoção da segurança alimentar.

Também participaram da abertura do evento a deputada estadual Luciana Rafagnin; o secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias de Souza Oliveira; o vice-reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Rodne de Oliveira Lima; o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Wilson Zonin; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; a representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Gismália Luiza Passos Trabuco; a representante das comunidades quilombolas do Paraná, Neivair de Jesus Gonçalves; o produtor Ramon Stresser Bandeira, representando a juventude rural; o chefe do núcleo regional da Seab em Curitiba, Valdenir Batista Veloso; o chefe do núcleo regional da Seab em Cascavel, Lissandro Veran;  a chefe do Desan, Márcia Stolarski; além de servidores do Seagri.