C.M.C - Governo do Paraná está aberto à sociedade civil, afirma Rockenbach.

30/09/2019

“Temos hoje no governo do Paraná uma instância na qual a sociedade civil encontra diálogo e uma porta aberta para conversar, independente da ideologia”, afirmou o antropólogo Mauro Rockenbach, referindo-se à estrutura liderada por ele dentro da gestão Ratinho Júnior. Nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Rockenbach apresentou aos vereadores o funcionamento da Superintendência de Diálogo e Interação Social (Sudis) e se dispôs a orientar demandas da sociedade civil organizada dentro do governo.
Em espaço no pequeno expediente da sessão plenária, o gestor da Sudis colocou que a superintendência realizará um censo social de todas as instituições do Terceiro Setor no Paraná e será responsável pela coordenação de uma Comissão Estadual de Mediação de Conflitos Fundiários e pela implantação de um sistema de autogestão para a moradia popular – “uma espécie de parceria público-privada feita com entidades da sociedade civil, que buscam opções nesse momento [de reconsideração] ao Minha Casa Minha Vida, uma vez que há deficit populacional significativo no Paraná”.
“É um modelo diferente, em ajuste, porque um órgão novo quando é implantando pode faze sombra em outras áreas do governo. Hoje, com a Sudis, vocês podem encaminhar entidades [para buscar interlocução com o Estado]”, afirmou. Ele adiantou que será proposta nova forma de demarcação de terras indígenas no Paraná, “buscando um modelo que saia do convencional”, e que “há 27 anos a UPE [União Paranaense dos Estudantes] não conversava com o governo e agora conseguimos realizar o Congresso dos Estudantes”.
Membros da equipe da Sudis estiveram em plenário acompanhando a exposição, inclusive Paulinho Payakan, assessor da Coordenação de Informação e Ação da Sudis, que apresentou a demanda pela exposição na CMC aos vereadores Tico Kuzma (Pros) e Sabino Picolo (DEM), presidente do Legislativo, no dia 11 de setembro. Foi Kuzma quem cedeu seu espaço no pequeno expediente para a apresentação da nova estrutura de interlocução com a sociedade criada pelo governo do Paraná.
Reportagem: Câmara Municipal de Curitiba. https://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=31467#&panel1-1