Após 21 anos a comunidade Emiliano Zapata, de Ponta Grossa conquista oficialmente a posse da terra. 18/03/2024 - 14:14

Após 21 anos de luta e resistência, a comunidade Emiliano Zapata, localizada no município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, finalmente conquistou oficialmente a posse da terra. São agora 70 famílias assentadas, marcando um momento histórico para a região.

No último sábado (16), um ato de celebração reuniu aproximadamente 1000 pessoas na comunidade, com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias; o presidente nacional do Incra, Cesar Aldrighi; o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri; a superintendente estadual do MDS, Leila Aubrift Klenk; o superintendente do Incra-PR, Nilton Bezerra Guedes; o ex-governador do Paraná, Roberto Requião; a representante do Banco do Brasil, Mônica Valério; os deputados estaduais José Rodrigues Lemos (Professor Lemos) e Dr. Antenor;  além de representantes da UEPG, sindicatos e movimentos estudantis e populares urbanos também esteve presente representando o Governo do Estado do Paraná o Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social Roland Rutyna, que acompanha os desdobramentos do caso desde 2019. 

Durante sua visita, o ministro Wellington Dias teve a oportunidade de conhecer a família da camponesa Ana Paula Lourenço Gotardo e do camponês Josué Araújo. Eles apresentaram a produção agroecológica de mais de 20 variedades de hortaliças, comercializadas pela cooperativa da comunidade, a Cooperas. Destaca-se que semanalmente, os alimentos cultivados no assentamento Emiliano Zapata abastecem 50 escolas públicas no município e na região.

 

Últimas Notícias