SUDIS auxilia na articulação de atividades esportivas em comunidades indígenas do Estado 11/03/2024 - 12:20

Nesta segunda-feira, dia 11, o Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna, acompanhado do assessor Claudir Nowotny, teve uma importante reunião na Secretaria de Estado do Esporte do Paraná, junto ao Cacique Angelo Kovigtanh Rufino. O encontro teve como foco a organização de atividades esportivas destinadas a crianças, jovens e idosos de comunidades indígenas do Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras.

Durante a reunião, o Secretário Estadual do Esporte destacou que a iniciativa de receber e avaliar as demandas dos povos indígenas relacionadas ao esporte foi um pedido direto do Governador Carlos Massa Ratinho Junior. Comprometeu-se a analisar as solicitações e, na medida do possível, implementar as ações necessárias. Ficou estabelecido que a SUDIS atuará como intermediária nos processos, considerando o convênio já existente com a secretaria de esportes e a Sudis.

Dentre os pleitos apresentados pelo Cacique Angelo, destacam-se a solicitação de materiais para diversas atividades esportivas, a estruturação de uma escolinha de futebol e a instalação de uma academia ao ar livre. O Superintendente Roland informou que a SUDIS iniciará os protocolos ainda nesta semana para dar encaminhamento às solicitações. Este compromisso reforça a importância de parcerias e diálogos efetivos que atendam às necessidades específicas das comunidades indígenas.

Também estiveram presentes na reunião, Adir Veloso Representante da FUNAI, Valdivino Felipe representante do esporte da comunidade e Elizandra e Hemely representante dos jovens e das culturas indígenas da comunidade.

 

Últimas Notícias