SUDIS dá início aos encaminhamentos da comunidade Rio das Cobras junto a secretaria estadual do Esporte. 13/03/2024 - 11:41

Na última terça-feira, dia 12, o Superintendente Geral de Diálogo e Interação Social, Roland Rutyna acompanhado do assessor Douglas Novelli, receberam o Cacique Angelo Kovigtanh Rufino da Terra Indígena Rio das Cobras de Nova Laranjeiras e o Presidente do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais Gustavo Mussi. Este encontro teve como objetivo encaminhar os pleitos da comunidade junto à Secretaria de Estado do Esporte do Paraná.

No dia anterior, o Superintendente Roland e o Cacique Angelo participaram de uma reunião com o Secretário Estadual do Esporte, Hélio Virbinski, que destacou que a iniciativa de receber e avaliar as demandas dos povos indígenas relacionadas ao esporte foi um pedido direto do Governador Carlos Massa Ratinho Junior. Comprometeu-se a analisar as solicitações e, na medida do possível, implementar as ações necessárias. Ficou estabelecido que a SUDIS atuará como intermediária nos processos, considerando o convênio já existente com a secretaria de esporte e a SUDIS.

Dando sequência às tratativas, o Superintendente da SUDIS recebeu as primeiras demandas do Cacique para dar início aos protocolos, que são: Projeto para implantação de uma Academia ao ar livre, viabilização do projeto de reforço escolar "Maestro da Bola", que se trata de uma escolinha de futebol para crianças e adolescentes, e a aquisição de materiais esportivos para a prática de modalidades esportivas  como voleibol e futebol.

A Comunidade Rio das Cobras abrange uma área de aproximadamente 18.700 hectares e possui cerca de 3.600 pessoas, incluindo 740 famílias das etnias Kaingang e Guarani.

 

Últimas Notícias