Conselho Estadual de Povos Indígenas discute projetos de sustentabilidade articulados pela SUDIS 18/11/2024 - 09:37

Nos dias 12 e 13 de outubro, antes do feriado, realizou-se a Reunião do Conselho Estadual de Povos Indígenas, na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) em Curitiba.
Entre os diversos temas de interesse dos povos originários debatidos no encontro, destacaram-se dois projetos articulados pela Superintendência de Diálogo e Interação Social (SUDIS): o projeto de autonomia e produção agrícola sustentável da Terra Indígena Rio das Cobras e o Memorial Araucária.
A Terra Indígena Rio das Cobras tem o potencial de se tornar um modelo nacional de produção sustentável. Por meio da articulação da SUDIS, foi criado um Grupo de Trabalho envolvendo o IDR e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Esse grupo já elaborou um projeto que busca garantir autonomia econômica para os povos originários da região. Durante a reunião, o Conselho comprometeu-se a apoiar a captação dos recursos necessários, tanto junto ao governo estadual quanto à União.
Outro destaque foi a apresentação do projeto Memorial Araucária, uma proposta arquitetônica grandiosa que visa valorizar a memória histórica indígena e não indígena, destacando a relação cultural e ambiental com a araucária, árvore símbolo da região.
Os trabalhos da reunião foram conduzidos pelo cacique Miguel Alves, vice-presidente do Conselho. Representando a SUDIS, participaram o conselheiro titular Gustavo Mussi e o suplente Claudir Nowotny.

Últimas Notícias