Equipe da SUDIS Realiza visitas em Associações de moradores de municípios com alerte epidemia de dengue 19/02/2020 - 16:58

A Superintendência de Diálogo e Interação Social  que é participante do comitê intersetorial de combate a dengue no estado do Paraná vem realizando nas ultimas semanas, trabalho de conscientização junto as associações de bairro da capital e região metropolitana, agora este trabalho  se estende também às cidades do estado que estão em alerta de epidemia de dengue. O intuito da ação é  aproximar a população do combate ao mosquito  Aedes aegypti (transmissor da Dengue) e também a diminuição dos focos e criadouros.

Hoje no Paraná, segundo o ultimo boletim da dengue apresentado pela SESA, temos cerca de 26.261 casos de infecção além de 23 mortes causadas pela doença. Para o Governo do Estado do Paraná a participação popular no combate dos focos e criadouros do mosquito é imprescindível para a erradicação da doença no estado, Para o Superintendente da SUDIS  Mauro Rockenbach "Trata-se de um trabalho coletivo, você limpa seu quintal mas não joga na frente da casa do vizinho e sim se junta pra fazer um mutirão, um fiscaliza o outro e também o ajuda a comunidade" disse Rockenbach.

Pensando na participação popular no combate ao Aedes aegypti, o representante da SUDIS, Luiz de Mauro  percorrereu algumas cidades com risco de epidemia se reunindo com lideres comunitários, prefeitos e secretários de saúde. Nas reuniões falaram sobre as ações de combate a dengue que os municípios já vem empreendendo e se existe planejamento para ações vindouras.
Os assessores se surpreenderam positivamente com as ações desenvolvidas nos municípios visitados, como por exemplo no município de Maringá, onde reuniram-se com Anderson Carrard, Presidente da Federação das Associações de Moradores que destacou o Mutirão do Bem Contra a Dengue, que começou com uma parceria entre as associações de moradores do Jd Monte Rei e Jd. Espanha e posteriormente foram para a Zona 06, Jardim Pinheiros, conjunto Ney Braga e Zona 02. Segundo Carrad esta ação vem sendo realizada periodicamente nos bairros da cidade. Maringá hoje tem cerca de 542 pessoas infectadas com a doença.

Nas próximas semanas as equipes da SUDIS continuarão com as visitas nos municípios com risco de epidemia além da capital e região metropolitana, seguindo a determinação do Secretário de Saúde Beto Preto precisamos envolver cada vez mais a população no combate a dengue para que possamos erradicar efetivamente a doença do Estado.

Últimas Notícias