Governo do Paraná fortalece diálogo com comunidades tradicionais e trabalhadores rurais no Extremo Sul 09/05/2025 - 16:49

A Superintendência de Diálogo e Interação Social (SUDIS), do Governo do Paraná, realizou uma série de visitas e reuniões com comunidades tradicionais e trabalhadores rurais na região do Extremo Sul do Estado. As ações visam promover o diálogo direto com a população, identificar demandas prioritárias e fortalecer a participação social na construção de políticas públicas.
O diretor de Gestão de Conflitos da SUDIS, Roland Rutyna, esteve no município de Palmas, onde se reuniu com lideranças das comunidades quilombolas dos territórios Adelaide Maria da Trindade, Castorina Maria da Conceição Batista e Tobias Ferreira. Também se encontrou com os caciques e a direção da escola do Território Indígena de Palmas. O objetivo foi estreitar o relacionamento entre as lideranças locais e o Governo do Estado, além de divulgar o processo de coleta de demandas para a elaboração do orçamento público de 2026.
Em União da Vitória, Rutyna manteve encontros com lideranças comunitárias, buscando apoiar a organização e o fortalecimento dos movimentos sociais locais, como parte da política de incentivo à cidadania ativa.
Encerrando o roteiro, o representante da SUDIS esteve no acampamento Reduto Caraguatá, no município de Paula Freitas. Durante as reuniões com os trabalhadores rurais da área, foram discutidas estratégias para a consolidação do assentamento junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Como encaminhamento, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho para Consolidação do Assentamento Reduto Caraguatá, com as participação da coordenações  do acampamento, Incra, SUDIS, Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Fomento Paraná e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
A iniciativa reforça o compromisso do Governo Ratinho Junior com a resolução de conflitos fundiários e a valorização das comunidades tradicionais e dos trabalhadores do campo em todo o Estado.

Últimas Notícias