Governo do Paraná inova no atendimento às organizações sociais 15/04/2020 - 17:43

Umas das preocupações do Governo do Paraná é o suporte às associações de moradores e outras organizações sociais que atuam dentro das comunidades. Por intermédio da SUDIS – Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social, que vem buscando mecanismo para melhorar a comunicação e entender as necessidades dos movimento sociais, além de fazer com que suas demandas sejam analisadas e encaminhadas da melhor forma possível dentro da estrutura governamental.  
 
O Superintendente Mauro Rockenbach, dentre as ações estudadas pela SUDIS, aposta na criação do Fundo Estadual de Apoio Social e Desenvolvimento Comunitário – FUNDESC, que terá como alguns de seus objetivos gerenciar recursos orçamentários do Estado para projetos de desenvolvimento sustentável e promoção da cidadania; fomentar a geração de emprego e renda, principalmente sob os pilares da autogestão, que pode também beneficiar organizações sem fins lucrativos da sociedade civil e também aos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado do Paraná.

Em reunião com o Secretário de Estado da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior, Rockenbach apresentou a proposta de criação do fundo, onde também salientou que um dos projetos que podem ser realizados com a sua criação é do uso comunitário de terrenos. Segundo o Superintendente: “Uma das possibilidades das organizações sociais acessarem os recursos é a instalação de hortas urbanas, com a produção de produtos orgânicos para atender a comunidade e o excedente ser comercializado. Essa é uma iniciativa que vem dando certo em vários municípios do Estado, como a experiência de Cascavel, e que podemos fomentar para todo o Paraná.”. 

O Fundo Estadual será composto por um Conselho Curador, órgão de caráter deliberativo que será composto por representantes do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e Sociedade Civil Organizada do Estado do Paraná. Atualmente o projeto do fundo está em tramitação na Casa Civil e passará por um estudo técnico orçamentário, na sequência será encaminhado para análise jurídica da Procuradoria Geral do Estado.

Últimas Notícias