Governo do Paraná, por meio da SUDIS, acompanha visita da Comissão de Soluções Fundiárias em Bocaiúva do Sul 24/09/2025 - 09:11

Nesta terça-feira (23/9), a Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS), do Governo do Paraná, participou de mais uma etapa de acompanhamento técnico da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no município de Bocaiúva do Sul.

A reunião teve como foco a análise de um loteamento rural irregular, área atualmente em litígio, com a finalidade de construir alternativas consensuais para garantir segurança jurídica e estabilidade social às famílias envolvidas.

O diretor de Gestão de Conflitos Fundiários da SUDIS, Roland Rutyna, ressaltou que o Governo do Paraná vem assumindo protagonismo na mediação de disputas dessa natureza, atuando de forma preventiva e articulada com os demais órgãos públicos.

“Nosso papel é criar um ambiente de diálogo e negociação que permita soluções pacíficas e juridicamente seguras, evitando confrontos e garantindo dignidade às famílias envolvidas”, destacou Roland.

A atuação da SUDIS reforça a estratégia do Governo do Estado de investir em mecanismos de diálogo e mediação, fortalecendo o relacionamento entre instituições de Justiça, órgãos públicos e a sociedade civil.

Além da SUDIS, participaram da atividade a juíza Ana Carolina Bartolamei, representando a Comissão de Soluções Fundiárias do TJ-PR; o coordenador do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB) da Defensoria Pública do Paraná, Dr. João Victor Longhi; o advogado Ivan José Silveira, representante do proprietário da área, Martin Kasmirski; o representante da Prefeitura de Bocaiúva do Sul, Itamar Martins; Dr. Rafael Pereira, do Ministério Público, além de advogados das demais partes envolvidas.

Com iniciativas como esta, o Governo do Paraná, por meio da SUDIS, reafirma seu compromisso em construir soluções dialogadas e sustentáveis para os conflitos fundiários, contribuindo para a paz social e a valorização da cidadania.